Uma paciente de 55 anos, de etnia branca, com 59 kg, P3G3A0 ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057920 Fisioterapia
Uma paciente de 55 anos, de etnia branca, com 59 kg, P3G3A0 (tendo tido dois partos normais e uma cesariana), queixase, há 6 meses, de perda urinária ao tossir ou espirrar. Além disso, às vezes apresenta vontade de urinar várias vezes ao dia e frequentemente sofre perda urinária.
Sobre o caso clínico, são apresentadas as seguintes afirmativas:

I- O Biofeedback é uma opção para o tratamento da incontinência urinária, pois consiste em uma técnica na qual ocorre estímulo da contração muscular fisiológica e o registro por meio de sinais visuais e acústicos.
II- A restrição hídrica é importante no início do tratamento para evitar a perda acidental de urina, uma vez que ocasiona desconforto à paciente.
III- A estimulação elétrica é indicada para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, uma vez que atua na melhoria da propriocepção muscular, de endurance e da força de contração.
IV- A reeducação vesical ou treinamento vesical, visa ao aumento da capacidade da bexiga e do intervalo entre micções, reduzindo a frequência e a urgência miccionais.

É CORRETO apenas o que se afirmar em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o caso clínico apresentado e as afirmativas relacionadas ao tratamento da incontinência urinária na paciente descrita.

Tema central: O tema central da questão é o tratamento da incontinência urinária em ginecologia e obstetrícia. Esse é um tópico fundamental na fisioterapia pélvica, pois envolve a compreensão das técnicas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes com problemas de controle miccional.

Resumo teórico: A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. No caso apresentado, a paciente relata perda ao tossir ou espirrar, o que é característico da incontinência urinária de esforço. Além disso, os sintomas de urgência e frequência indicam também uma possível incontinência urinária de urgência.

Alternativa correta: C - I, III e IV.

Justificativa:

  • Afirmativa I: O Biofeedback é realmente uma técnica utilizada no tratamento da incontinência urinária. Ele ajuda a paciente a tomar consciência das contrações dos músculos do assoalho pélvico, usando sinais visuais e acústicos como feedback. Correto.
  • Afirmativa III: A estimulação elétrica é uma técnica eficaz para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorando a propriocepção, a endurance (resistência) e a força de contração. Correto.
  • Afirmativa IV: A reeducação vesical é indicada para aumentar a capacidade da bexiga e o intervalo entre as micções, reduzindo a frequência e urgência miccionais. Isso é particularmente relevante em casos de incontinência de urgência. Correto.

Análise das alternativas incorretas:

  • Afirmativa II: A restrição hídrica não é uma abordagem recomendada para o tratamento da incontinência urinária. Embora possa parecer que menos líquidos reduziriam a incontinência, tal prática pode levar a desidratação e irritação da bexiga, piorando o quadro. Incorreto.

Portanto, a única alternativa correta, que abrange as afirmações verdadeiras, é a alternativa C - I, III e IV.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo