O processamento da linguagem escrita é construído a partir d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301428 Fonoaudiologia
O processamento da linguagem escrita é construído a partir de estruturas e vias que participam de sistemas funcionais cerebrais previamente adquiridos. Além disso, o Sistema Nervoso Central (SNC) possibilita uma organização flexível, em que as mesmas estruturas podem desempenhar mais de uma função. A aquisição da leitura e escrita depende de um amplo conjunto de habilidades de linguagem e, como outros aspectos do desenvolvimento, deve ser considerada em um amplo contexto. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O desenvolvimento da leitura e da escrita depende de diversas áreas corticais de associação, que não só processam as informações sensoriais, mas também as informações recebidas durante a realização de funções mentais superiores. Esse fato tem implicações educacionais, uma vez que é provável que haja mais de um caminho para se ensinar uma criança e existe mais de um modo de se aprender de maneira efetiva. Outro aspecto relevante no aprendizado da leitura e da escrita é o fato de que a fala não é composta de segmentos isolados, o que torna a representação alfabética uma abstração. Durante a fala, são produzidas, aproximadamente, de oito a dez sequências de consoantes e vogais por segundo, graças ao sobrepujamento de gestos articulatórios, processo denominado coarticulação.

( ) No reconhecimento de palavras, um item apresentado visualmente ativa, ao mesmo tempo, as unidades de reconhecimento visual e as unidades de reconhecimento fonológico e semântico, as quais trabalharão separadamente para a decodificação da palavra. A segmentação gradual das representações dos sons da língua parece não influenciar o desenvolvimento da consciência fonológica. A aquisição de vocabulário muito lenta poderia prejudicar a qualidade e a precisão das representações fonológicas estabelecidas, mas não determinaria alterações de processamento fonológico em geral.

( ) A decodificação corresponde ao ato mecânico de reconhecimento e identificação de letras e agrupamento das mesmas em palavras e sentenças. Para ler é necessário saber decodificar; ou seja, extrair sentido do que se lê, mas antes é necessário aprender as correspondências que existem entre os sons da língua e os grafemas que os representam.

( ) A dislexia é um distúrbio de aprendizagem, de etiologia congênita, caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um deficit no componente fonológico da linguagem. Pacientes com dislexia apresentam dificuldades em realizar a segmentação de palavras em segmentos menores, mas conseguem realizar a correspondência entre fonema e grafema e, ainda, generalizar sobre a decodificação de novas palavras.

A sequência está correta em
Alternativas