Para a integração das pessoa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3655762 Pedagogia
Para a integração das pessoas com deficiência visual em classes regulares dos sistemas de ensino, é necessário:

I.O aumento do tempo de realização de atividades avaliativas e habituais em sala de aula, pois a escrita em braile leva mais tempo para ser feita e ocupa mais espaço.
II.O acesso ilimitado aos recursos de apoio, com professores de apoio e intérpretes de língua de sinais, LIBRAS.
III.A utilização dos softwares em computadores das escolas para serem acessados com o apoio de áudio e teclados adaptados.
IV.A restrição de atividades extracurriculares para garantir a segurança dos alunos no ambiente físico da escola.
V.A ampliação da impressão comum com o maior número possível de detalhes e métodos inclusivos, como materiais manipulados em alto relevo e exploração tátil.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta: Alternativa D (I, III e V)

Tema central: medidas de acessibilidade e adaptações razoáveis para a integração de pessoas com deficiência visual em turmas regulares. É necessário conhecer conceitos de inclusão, recursos de tecnologia assistiva e a legislação que garante adaptações.

Resumo teórico: A inclusão exige adaptações de acessibilidade e “acomodações razoáveis” — não segregação. Ex.: tempo adicional, uso de softwares com saída de áudio, teclados adaptados, materiais em alto relevo/ táteis e ampliação de impressão para baixa visão. Fundamentos legais: Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (CNE/CEB, 2008) e dispositivos da LDB (Lei nº 9.394/1996) que garantem atendimento especializado e igualdade de oportunidades.

Por que I, III e V são corretos:

  • Itempo adicional é acomodação razoável porque escrita em braille e tarefas táteis demandam mais tempo; prática pedagógica e provas devem prever isso.
  • IIIsoftwares com saída de áudio (leitores de tela) e teclados adaptados são exemplos clássicos de tecnologia assistiva para cegos/baixa visão.
  • V — ampliação da impressão para baixa visão e materiais táteis/alto relevo são estratégias pedagógicas inclusivas e multimodais, favorecendo a aprendizagem.

Por que II e IV estão incorretas:

  • II — fala em “acesso ilimitado” (exagero e imprecisão) e inclui intérpretes de LIBRAS, que são recurso para pessoas surdas, não para pessoas com deficiência visual — pegadinha comum que confunde tipos de deficiência e recursos específicos.
  • IV — propõe restrição de atividades extracurriculares; contrariando o princípio da inclusão, o correto é adaptar essas atividades para garantir participação e segurança, não excluí‑las.

Dica de prova: atente-se a palavras absolutas (ex.: “ilimitado”, “restrição”) e à correspondência entre tipo de deficiência e recurso recomendado (LIBRAS → surdez; leitores de tela → deficiência visual).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo