Um cidadão encontrou um terreno
abandonado pertencente à Prefeitura, localizado em uma
área remota e afastada do centro da cidade. Com o intuito
de estabelecer moradia, ele construiu sua casa no local e
lá residiu pacificamente. '15 anos depois, a Prefeitura
ajuizou uma ação reivindicatoria para reaver aárea. Em sua
defesa judicial, o cidadão alegou ter adquirido o direito ao
imóvel por usucapião, visto o longo tempo de ocupação
mansa. Contudo, segundo a doutrina do Direito
Administrativo, a tese de defesa do particular é
juridicamente inviável, pois o terreno reivindicado é
resguardado pela: