“Antes, eles estavam com as mãos totalmente amarradas” (6º ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970350 Português

Texto l


Apreensão de imigrantes brasileiros nos EUA volta

a crescer e supera 5.000 por mês

Inflação, falta de perspectivas e regras confusas estimulam imigração irregular, dizem especialistas


A cada dia de maio, em média, 165 brasileiros foram barrados ao tentar entrar nos EUA de modo irregular, via México, mantendo uma tendência de alta que ganha força desde março. O total de apreensões no mês passado, 5.118, foi quase o quádruplo do de março (1.346), mas abaixo dos 10.471 registrados em setembro do ano passado, segundo o CBP (Departamento de Controle de Fronteiras).

 "A justificativa que a gente mais escuta nas entrevistas com imigrantes brasileiros que chegam aos EUA é a economia brasileira, devido à alta da inflação e à estagnação dos salários", afirma Gabrielle Oliveira, professora na Universidade de Harvard e pesquisadora de imigração. "Muitos deles dizem não ver perspectiva de melhora no Brasil, independentemente de quem for eleito presidente em outubro.”

O aumento de brasileiros detidos é parte de um recorde de imigrantes que tentam entrar nos EUA. O total de barrados na fronteira tem ficado acima de 200 mil por mês desde março. Em maio, atingiu 239 mil, a maior cifra mensal já registrada - o dobro do que se via em 2021. Essa alta tem várias razões: se muitos países da América Latina enfrentam crises econômicas, os EUA têm vagas de trabalho sobrando; outro ponto é a percepção de que Joe Biden seria mais tolerante com a imigração do que Donald Trump. Para Oliveira, o caso divulgado na segunda (27), quando ao menos 51 pessoas, provavelmente imigrantes em situação irregular, foram encontradas mortas dentro e ao redor de um caminhão em San Antonio, no Texas, mostra que a fronteira continua bastante difícil de cruzar, mesmo sob comando democrata.

"Quanto mais vigiada estiver a fronteira, mais gente buscará esse tipo de entrada, superarriscada. As pessoas estão chegando [à fronteira] e sendo recusadas, o que aumenta o desespero para entrar. Veremos mais gente escondida em veículos, morrendo por desidratação e altas temperaturas", diz a pesquisadora. Felipe Alexandre, advogado do escritório AG Immigration, por outro lado, afirma que as condições ficaram um pouco melhores sob o governo Biden. "Temos visto mudanças nos tribunais de imigração. Agora, os promotores têm mais poder para ajudar, como concordar em juízo com a defesa do imigrante [para que ele fique no país]. Antes, eles estavam com as mãos totalmente amarradas.”

O governo Trump, que fazia do combate à imigração irregular uma bandeira, criou medidas para dificultar a entrada de estrangeiros. Muitas delas seguem em vigor, como a Título 42, que permite a agentes barrar pedidos de asilo na fronteira e mandar os requerentes embora para esperar o resultado da solicitação em outro país, sob a justificativa de risco à saúde pública. A regra foi criada em meio à pandemia de Covid.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/apreensao-deimigrantes-brasileiros-nos-eua-volta-a-crescer-e-supera-5000-por-mes.shtml. Acesso em 2 de julho de 2022. Adaptado. 

“Antes, eles estavam com as mãos totalmente amarradas” (6º parágrafo).

A expressão “mãos totalmente amarradas” significa, no contexto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Contexto da Questão: A expressão “mãos totalmente amarradas” é uma metáfora que sugere a ideia de estar impossibilitado de agir ou tomar decisões. Esta expressão é utilizada no texto para descrever a situação de promotores de imigração que, sob o governo anterior, enfrentavam limitações em suas ações.

Alternativa Correta: A alternativa A - estar impedido para tomar atitudes é a correta. Essa opção reflete precisamente o significado da expressão, que indica a falta de liberdade ou capacidade de agir devido a restrições impostas por circunstâncias externas. No contexto do texto, isso se relaciona ao fato de que os promotores não podiam agir de forma mais flexível em relação aos pedidos de imigração.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A opção B - estar com os membros superiores atados é uma interpretação literal da expressão, mas não considera seu significado figurado. Mãos atadas não se refere a uma situação física, mas sim a uma condição de impotência em agir.

A alternativa C - realizar ações que dificultem o trabalho de outras pessoas é incorreta, pois não está alinhada ao sentido da expressão. Estar com as "mãos amarradas" não implica em dificultar o trabalho de terceiros, mas sim em não ter liberdade para agir.

A opção D - realizar ações que imobilizem partes do próprio corpo também é uma interpretação literal e, portanto, errônea. A expressão não se refere a ações físicas, mas sim a uma limitação em termos de decisão e atuação.

Portanto, reafirmamos que a alternativa correta é a A, pois ela traduz de forma precisa o sentido metafórico da expressão em questão.

Estratégia de Interpretação: Ao analisar expressões idiomáticas ou metáforas, é importante considerar o contexto em que são apresentadas. Pergunte-se: "Qual é a intenção do autor ao usar essa expressão?" Isso ajuda a evitar interpretações literais que podem levar a erros.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acho que a banca Selecon não sabe contar número de parágrafos... kkkkkkkkkkkkkk

letra A estar impedido

Eu procurando o 6° parágrafo

Gabarito: A

precisa nem ler o texto pra acertar rs

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo