A síndrome do intestino irritável (SII) consiste em um dist...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3652820 Nutrição
A síndrome do intestino irritável (SII) consiste em um distúrbio intestinal funcional (DIF) dor e desconforto abdominal com início de seis meses antes da consulta, com prevalência durante três meses e ter três episódios ao mês, além disso, devem estar relacionados a uma alteração na frequência das evacuações e na forma das fezes. A dieta que tem sido aplicada para tratamento da Síndrome do Intestino Irritável é a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Pobre em Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis.

1. Tema central da questão
A questão aborda a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e seu manejo dietético. É fundamental ao candidato compreender que a SII é um distúrbio funcional do intestino caracterizado por dor e alterações do hábito intestinal, afetando a qualidade de vida do paciente.

2. Resumo teórico
A conduta dietoterápica mais reconhecida para a SII é a dieta pobre em FODMAPs (sigla em inglês para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis). Esses compostos estão presentes em diversos alimentos e, por serem de difícil absorção, são fermentados pelas bactérias intestinais, agravando sintomas como gases, dor e distensão abdominal. Diretrizes como as do NICE (National Institute for Health and Care Excellence, Reino Unido) e publicações da SBNPE (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral) recomendam sua restrição para pacientes com SII.

3. Justificativa da alternativa correta
A alternativa A descreve fielmente a estratégia dietética mais usada e respaldada por evidências para o tratamento da SII: a dieta pobre em FODMAPs. Essa abordagem reduz significativamente os sintomas em grande parte dos pacientes, sendo referência em protocolos nutricionais.

4. Análise das alternativas incorretas

B - Recomendar dieta rica em amido, carboidratos complexos e ácidos graxos poli-insaturados não é específico para SII e pode até piorar sintomas, pois alguns amidos são fermentáveis (ex: trigo).

C - Fibras hidrossolúveis, probióticos e glutamina podem ser benéficos em alguns casos, mas não substituem a abordagem de restrição dos FODMAPs, que é mais efetiva e baseada em evidências recentes.

D - Dietas pobres em lipídios, ricas em proteínas vegetais e ômega 3 não têm relação direta com o tratamento da SII e não apresentam respaldo científico para essa indicação específica.

5. Estratégia de resolução
Procure sempre identificar termos-chave no enunciado (ex: manejo dietético, SII) e nas alternativas. Desconfie de opções que fogem ao que é cobrado pelas principais diretrizes e consulte, se necessário, protocolos reconhecidos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo