Com base na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3915505 Direito Administrativo
Com base na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, acerca das seguintes definições, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: Lei nº 14.133/2021, art. 6º, XV e XVI: "XV - contratante: pessoa jurídica integrante da Administração Pública responsável pela contratação; XVI - contratado: pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com a Administração;". A alternativa E é incorreta porque atribui ao contratante a definição legal de contratado.

Tema central: Definições do art. 6º da Lei nº 14.133/2021
Análise das alternativas
A
Errada
B
Errada
C
Errada
D
Errada
E
Certa
A alternativa E está errada porque troca dois conceitos legais distintos e expressamente definidos pela Lei nº 14.133/2021. O art. 6º, XV, reserva o termo "contratante" à pessoa jurídica integrante da Administração Pública responsável pela contratação. Já o art. 6º, XVI, define como "contratado" a pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com a Administração. Portanto, a redação da alternativa corresponde ao conceito de contratado, não ao de contratante.
Pegadinha da questão
A banca trocou os conceitos de contratante e contratado: usou uma definição legal correta, mas atribuída ao sujeito jurídico errado.
Dica para questões semelhantes
  • Em questões sobre a Lei nº 14.133/2021, confira se a alternativa reproduz exatamente o sujeito jurídico definido no art. 6º; aqui, o erro estava na troca entre contratante e contratado.
  • Separe os conceitos por critério objetivo: contratante é a pessoa jurídica da Administração responsável pela contratação; contratado é quem assina o contrato com a Administração.
  • Não trate como parcialmente correta uma alternativa que troca definições legais expressas; se a lei distinguiu os conceitos, a troca torna a assertiva incorreta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Macete para prova (Art.6°, VIII- Lei 14.133/21)

Pense assim:

  • Quem paga → contratante (Administração)
  • Quem presta serviço → contratado

A lei define:

Contratante:

➡️ pessoa jurídica integrante da Administração Pública responsável pela contratação.

Ou seja, quem contrata é sempre a Administração Pública.

Contratante: Pessoa Jurídica integrante da Administração Pública responsável pela contratação;

Contratado: Pessoa Física OU Jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com a Administração;

  • A) Administração é o órgão ou entidade por meio do qual a Administração Pública atua.

Incorreta, porque a Administração Pública atua por meio de órgãos e entidades, mas não se confunde com eles. A Administração é o conjunto de atividades e funções, não apenas os meios (órgãos e entidades).

  • B) Autoridade é o agente público dotado de poder de decisão. ✔️

  • C) Entidade é a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. ✔️

  • D) Órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Pública. ✔️

  • E) Contratante é a pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com a Administração. ✔️

GABARITO LETRA A

A alternativa INCORRETA é a letra E.

Gabarito: ✅ E

A Lei nº 14.133/2021 traz, no art. 6º, as seguintes definições:

A) ✔️ Administração: órgão ou entidade por meio do qual a Administração Pública atua.

B) ✔️ Autoridade: agente público dotado de poder de decisão.

C) ✔️ Entidade: unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.

D) ✔️ Órgão: unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Pública.

E) ❌ Incorreta.

A alternativa E descreve o contratado, e não o contratante.

Contratante: pessoa jurídica integrante da Administração Pública responsável pela contratação.

Contratado: pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com a Administração.

Macete para prova

Contratante = Administração Pública.

Contratado = particular que assina o contrato.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo