Marilda Villela Iamamoto afirma que uma dupla armadilha pod...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1607796 Serviço Social
Marilda Villela Iamamoto afirma que uma dupla armadilha pode envolver a análise da questão social quando suas múltiplas e diferenciadas expressões são desconectadas de sua gênese comum, desconsiderando os processos sociais contraditórios, na sua dimensão de totalidade, que as criam e as transformam: 1) a pulverização e fragmentação das questões sociais e 2) a difusão de um discurso genérico e uma visão unívoca e indiferenciada da questão social. Sobre as armadilhas citadas pela autora, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Para resolver esta questão, é importante compreender o conceito de "questão social". Esse termo se refere às manifestações das desigualdades sociais nas sociedades capitalistas, como pobreza, desemprego, e falta de acesso a direitos. A socióloga Marilda Villela Iamamoto destaca que, ao analisar a questão social, é necessário considerar sua gênese comum e os processos sociais contraditórios que a produzem.

A autora alerta para duas armadilhas:

  1. Pulverização e fragmentação: Trata-se de observar questões sociais de forma isolada, perdendo a visão de conjunto.
  2. Discurso genérico e visão unívoca: Refere-se à percepção simplista e uniforme das questões sociais, ignorando suas complexidades.

Justificativa da alternativa B:

A alternativa B está correta porque destaca que a pulverização e fragmentação das questões sociais faz com que se perca a dimensão coletiva dessas questões, que se manifestam na vida dos indivíduos de maneira singular. Ao fragmentar as questões sociais, deixa-se de entender como elas estão interligadas e influenciam a sociedade como um todo.

Análise das alternativas incorretas:

A: Esta alternativa está equivocada pois afirma que a pulverização atribui responsabilidade unilateral às classes sociais, o que distorce a ideia de pulverização e fragmentação.

C: Esta alternativa é incorreta porque insinua que o discurso genérico coloca a questão social na esfera pública de maneira positiva, quando na verdade, ele a simplifica e ignora sua complexidade.

D: A alternativa D está errada porque sugere que o discurso genérico permite uma análise estrutural, quando, na realidade, ele tende a simplificar e homogeneizar a questão social, sem uma verdadeira análise estrutural ou conjuntural.

Esses conceitos são fundamentais para entender como o serviço social pode atuar de maneira crítica e eficaz para enfrentar as desigualdades estruturais. Recomenda-se a leitura do livro "Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional" de Marilda Villela Iamamoto para aprofundar o entendimento sobre o tema.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A autora assinala que o processo de naturalização da questão social é acompanhada da transformação de suas manifestações em objeto de programas assistenciais focalizados no “combate à pobreza” e que uma dupla armadilha pode envolver a análise da questão social, corre-se o risco, então, de cair na pulverização e fragmentação das questões sociais, atribuindo unilateralmente aos indivíduos a responsabilidade por suas dificuldades ou aprisionar a análise em um discurso genérico, que redunda em uma visão unívoca e indiferenciada da questão social

Questão retirada da brochura "Atribuições privativa do/a assistente social em questão"

Uma dupla armadilha pode envolver a análise da questão social quando suas múltiplas e diferenciadas expressões são desconectadas de sua gênese comum, desconsiderando os processos sociais contraditórios, na sua dimensão de totalidade, que as criam e as transformam.

A primeira armadilha é a pulverização e fragmentação das questões sociais, atribuindo unilateralmente aos indivíduos singulares a responsabilidade por suas dificuldades e pela sua pobreza, isentando a sociedade de classes de sua responsabilidade na produção das desigualdades sociais. Perde-se assim a dimensão coletiva da questão social que se expressa na vida dos indivíduos singulares

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo