Sobre a questão social, analise as assertivas e assinale a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1607795 Serviço Social

Sobre a questão social, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A questão social é indissociável da forma de organização da sociedade socialista, que promove o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social e, na contrapartida, expande e aprofunda as relações de desigualdade, a miséria e a pobreza.

II. A questão social diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado.

III. A questão social é indissociável da emergência do "trabalhador livre" que depende da venda de sua força de trabalho como meio de obtenção de lucro para si.

IV. A questão social expressa desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão aborda o conceito de questão social no contexto do serviço social, que é um tema fundamental para a compreensão das desigualdades estruturais e o papel do Estado na mediação dessas questões.

Resumo Teórico: A questão social refere-se às diversas formas de desigualdade que emergem em uma sociedade, especialmente em contextos capitalistas. Ela abrange aspectos econômicos, políticos e culturais, mediadas por fatores como gênero, raça e região. No serviço social, compreender a questão social é crucial para a elaboração de políticas e práticas que visem a equidade social.

Análise da Alternativa Correta (B): A alternativa correta é B - Apenas II e IV estão corretas.

  • II. A questão social realmente diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais na sociedade capitalista, sendo muitas vezes mediada pelo Estado. A intervenção estatal é uma característica central na tentativa de mitigar essas desigualdades.
  • IV. A expressão das desigualdades através de fatores econômicos, políticos e culturais, e mediadas por gênero, raça e região, está correta. Isso reflete uma compreensão ampla e contemporânea da questão social.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • I. Está incorreta porque a questão social é um fenômeno associado ao capitalismo, não ao socialismo. É no contexto da sociedade capitalista que se observa a expansão e aprofundamento das desigualdades.
  • III. Também está incorreta. A emergência do "trabalhador livre" que vende sua força de trabalho está relacionada ao capitalismo, mas o objetivo primário é a obtenção de lucro para o capitalista, não para o próprio trabalhador.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: B (apenas II e IV estão corretas).

O bom foi o meu cérebro lendo no item I : sociedade capitalista quando na verdade está escrito socialista.

Item III: É, portanto, indissociável da emergência do trabalhador livre, que depende da venda de sua força de trabalho para a satisfação de suas necessidades vitais.

Texto: O Brasil das desigualdades: “questão social”, trabalho e relações sociais. Marilda Iamamoto.

http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/FaPa1Oy8kQ65voJ4T345.pdf

Eliminando o primeiro quesito você já ecnontra a resposta, tendo em vista que a questão social é indissociável da forma de organização da sociedade capitalista e não socialista.

Você mata a questão apenas pela primeira assertiva tendo em vista que a questão social está atrelada à ordem capitalista e não socialista.

Deus nos abençoe!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo