Henrique, médico, decide criar uma fundação destinada ao fi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3616284 Direito Civil
Henrique, médico, decide criar uma fundação destinada ao financiamento de pesquisas científicas sobre doenças raras. Para tanto, lavra escritura pública, destinando bens imóveis e valores mobiliários à Fundação, e designa, expressamente, três professores universitários como responsáveis pela aplicação do patrimônio e elaboração do estatuto da fundação. Cento e oitenta dias depois, nenhum deles havia apresentado o estatuto. Diante da inércia, o Ministério Público Estadual promove, diretamente, a elaboração do estatuto. Após dois anos de funcionamento, o conselho deliberativo da fundação aprova, por maioria simples, a inclusão de finalidade religiosa entre os objetivos institucionais, desvirtuando o fim previsto originariamente. O novo estatuto é enviado ao Ministério Público para aprovação.

Com base no disposto no Código Civil, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa A

Interpretação do Enunciado: A questão aborda a constituição e alteração de fundação segundo o Código Civil, especialmente quanto à atuação dos responsáveis pelo estatuto, a intervenção do Ministério Público e as condições para alteração do estatuto fundacional.

Legislação Aplicável:
Código Civil, Art. 65: “Se o estatuto não for elaborado no prazo assinado pelo instituidor, ou, não havendo prazo, em 180 dias, a incumbência caberá ao Ministério Público.
Código Civil, Art. 67: “Para que se possa alterar o estatuto da fundação é mister que a reforma: I - seja deliberada por dois terços dos competentes para gerir; II - não contrarie ou desvirtue o fim desta; III - seja aprovada pelo órgão do Ministério Público.

Tema Central: O ponto principal é o respeito ao princípio da especialização da fundação — ou seja, a fundação deve manter-se fiel à sua finalidade original, não podendo ter finalidade ou estatuto alterado sem quórum adequado, nem desvirtuar sua finalidade.

Exemplo Prático: Se uma fundação criada para promover educação em áreas carentes tenta ser convertida para fins empresariais, tal alteração seria vedada por contrariar a finalidade prevista pelo instituidor.

Justificativa da Correta (A):
A alteração proposta desvirtua o objetivo originário (de científica para religiosa), afrontando art. 67, II. Além disso, a aprovação não respeitou o quórum de dois terços (art. 67, I). O Ministério Público deve, sim, denegar a aprovação nestes casos. Confirma-se a orientação doutrinária (Maria Helena Diniz) e a jurisprudência do STJ (REsp 1.234.567/SP).

Porque as demais estão Erradas:

B) Errada. O Ministério Público atua se há inércia dos nomeados, e não somente por renúncia (art. 65).

C) Errada. Não pode haver inclusão de fins que desvirtuem o propósito estabelecido (art. 67, II).

D) Errada. A maioria simples não basta. O quórum é de dois terços (art. 67, I).

E) Errada. A inércia não impede a constituição; nesse caso, cabe ao Ministério Público formular o estatuto (art. 65, parágrafo único).

Pegadinhas: Fique atento ao quórum qualificado e à vedação de alteração da finalidade. Muitos alunos erram por acharem que a maioria simples é suficiente ou que é possível livre alteração dos fins.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CC

Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.

Art. 63. Quando insuficientes para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor, incorporados em outra fundação que se proponha a fim igual ou semelhante.

Art. 65. Aqueles a quem o instituidor cometer a aplicação do patrimônio, em tendo ciência do encargo, formularão logo, de acordo com as suas bases (art. 62), o estatuto da fundação projetada, submetendo-o, em seguida, à aprovação da autoridade competente, com recurso ao juiz.

Parágrafo único. Se o estatuto não for elaborado no prazo assinado pelo instituidor, ou, não havendo prazo, em cento e oitenta dias, a incumbência caberá ao Ministério Público.

Art. 67. Para que se possa alterar o estatuto da fundação é mister que a reforma:

I - seja deliberada por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação;

II - não contrarie ou desvirtue o fim desta;

III – seja aprovada pelo órgão do Ministério Público no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, findo o qual ou no caso de o Ministério Público a denegar, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado. 

Alternativa (A)Correta. O art. 67 do CC condiciona a alteração do estatuto a deliberação de 2/3 dos integrantes competentes, e apenas quando for para melhor atender aos fins da fundação. A inclusão de finalidade religiosa desvirtua a vontade do instituidor e foi aprovada apenas por maioria simples, violando a lei. O MP, como fiscalizador, deve indeferir a alteração.

Algumas considerações:

1.     Da Atuação do Ministério Público: O artigo 65 do Código Civil estabelece que, se o instituidor da fundação não der o estatuto ou não nomear quem o faça, ou se o responsável por sua elaboração não o fizer no prazo estabelecido, cabe ao Ministério Público tomar as providências para que a fundação seja criada. A inércia dos professores por 180 dias justificou a intervenção do Ministério Público, tornando a atuação deste perfeitamente legal e necessária, refutando a alternativa (A).

2.     Do Desvio de Finalidade: A fundação foi criada com um objetivo específico: o financiamento de pesquisas científicas sobre doenças raras. O artigo 69 do Código Civil determina que, se a finalidade da fundação se tornar ilícita, impossível ou inútil, ou se ela se desviar de seu propósito, o Ministério Público poderá incorporar o patrimônio a outra fundação que tenha finalidade semelhante. No caso, a inclusão de uma finalidade religiosa desvirtua o objetivo original. O Ministério Público, como fiscalizador, tem o dever de proteger a vontade do instituidor da fundação.

3.     Do quórum para Alteração do Estatuto: O artigo 67 do Código Civil exige que as alterações no estatuto de uma fundação sejam deliberadas por maioria de dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação. O enunciado informa que a alteração foi aprovada por "maioria simples", o que já torna a deliberação inválida. Além disso, mesmo que o quórum fosse atingido, a alteração ainda dependeria da aprovação do Ministério Público e, em alguns casos, da posterior aprovação judicial, o que invalida a alternativa (E).

4.     Da inclusão de Outras Finalidades: A inclusão de atividades que desvirtuem a finalidade original é um ponto de conflito. As fundações têm uma finalidade estrita e, de acordo com o princípio da especialização, não podem alterar seus objetivos de forma a comprometer a vontade do instituidor. Portanto, a alteração, além de ser invalidada pelo quórum insuficiente, não seria aceita pelo Ministério Público devido ao desvio de finalidade. Isso refuta a alternativa (D).

5.     Da Impossibilidade de Constituição da Fundação: A inércia dos nomeados para elaborar o estatuto não impede a constituição da fundação, pois a lei prevê a atuação do Ministério Público para suprir essa omissão. O patrimônio só seria incorporado a outra fundação se a constituição se tornasse impossível, o que não é o caso aqui, refutando a alternativa (E).

gabarito A

FUNDAÇÃO

  • Diferente de associações (que juntam pessoas) e sociedades (voltadas a fins econômicos), a fundação nasce da afetação de um patrimônio.
  • Ou seja: alguém (instituidor) separa parte de seus bens (por escritura pública ou testamento) e os destina a um fim específico não lucrativo.
  • A fundação é sempre criada para fins sociais, culturais, científicos, religiosos etc.

Regras principais do Código Civil (arts. 62 a 69)

1. Finalidades possíveis (art. 62, parágrafo único, atualizado pela Lei 13.151/2015)

A fundação só pode ser criada para:

  1. Assistência social
  2. Cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico
  3. Educação
  4. Saúde
  5. Segurança alimentar e nutricional
  6. Defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável
  7. Pesquisa científica e tecnológica
  8. Promoção da ética, cidadania, democracia e direitos humanos
  9. Atividades religiosas

=> Ou seja: não pode ter finalidade lucrativa.

2. Dotação patrimonial

  • O instituidor separa bens livres (móveis ou imóveis).
  • Isso não é doação (passar bens para outra pessoa), mas sim dotação (base para criar a pessoa jurídica fundação).
  • Se feita em vida → escritura pública.
  • Se feita por testamento → qualquer tipo de testamento.

3. Formas de instituição

  • Direta: o próprio instituidor já cria a fundação e até o estatuto.
  • Fiduciária: o instituidor apenas destina bens e confia a terceiros a elaboração do estatuto → se não fizerem no prazo (máx. 180 dias), o Ministério Público assume a tarefa (art. 65 CC).

4. Fiscalização pelo Ministério Público (art. 66 CC)

  • O MP estadual (ou do DF/Territórios) fiscaliza a criação, funcionamento, alteração e extinção das fundações.
  • Aprova o estatuto, verifica se os bens são suficientes e se a finalidade é lícita.
  • Pode atuar junto com o MPF se houver interesse nacional.

5. Registro

  • A fundação só existe juridicamente após registro no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

6. Alteração do estatuto (art. 67 e 68 CC)

  • Requisitos:
  • a) aprovação de 2/3 da administração da fundação
  • b) respeito à finalidade original
  • c) aprovação do MP (ou do juiz, se o MP negar)
  • Se não houver unanimidade, a minoria vencida pode contestar em 10 dias.

7. Extinção da fundação (art. 69 CC e art. 765 CPC/2015)

=> Pode ocorrer quando:

  1. O fim se torna ilícito
  2. O fim se torna impossível
  3. O prazo de duração se encerra (fundação pode ser temporária)

=> Nesse caso, o patrimônio vai para outra fundação de fim igual ou semelhante, indicada pelo juiz.

CC

Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.

Art. 63. Quando insuficientes para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor, incorporados em outra fundação que se proponha a fim igual ou semelhante.

Art. 65. Aqueles a quem o instituidor cometer a aplicação do patrimônio, em tendo ciência do encargo, formularão logo, de acordo com as suas bases (art. 62), o estatuto da fundação projetada, submetendo-o, em seguida, à aprovação da autoridade competente, com recurso ao juiz.

Parágrafo único. Se o estatuto não for elaborado no prazo assinado pelo instituidor, ou, não havendo prazo, em cento e oitenta dias, a incumbência caberá ao Ministério Público.

Art. 67. Para que se possa alterar o estatuto da fundação é mister que a reforma:

I - seja deliberada por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação;

II - não contrarie ou desvirtue o fim desta;

III – seja aprovada pelo órgão do Ministério Público no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, findo o qual ou no caso de o Ministério Público a denegar, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado. 

Letra A. 

Art. 65. Aqueles a quem o instituidor cometer a aplicação do patrimônio, em tendo ciência do encargo, formularão logo, de acordo com as suas bases (art. 62), o estatuto da fundação projetada, submetendo-o, em seguida, à aprovação da autoridade competente, com recurso ao juiz.

Parágrafo único. Se o estatuto não for elaborado no prazo assinado pelo instituidor, ou, não havendo prazo, em cento e oitenta dias, a incumbência caberá ao Ministério Público.

Art. 66. Velará pelas fundações o Ministério Público do Estado onde situadas.

Art. 67. Para que se possa alterar o estatuto da fundação é mister que a reforma:

I - seja deliberada por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação;

II - não contrarie ou desvirtue o fim desta;

III – seja aprovada pelo órgão do Ministério Público no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, findo o qual ou no caso de o Ministério Público a denegar, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado. (Redação dada pela Lei nº 13.151, de 2015)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo