A gastrectomia consiste na retirada de parte ou de todo o es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3612912 Nutrição
A gastrectomia consiste na retirada de parte ou de todo o estômago, refazendo o trânsito gastrointestinal através de anastomose com o duodeno ou jejuno. Com a retirada parcial ou total do estômago há remoção de todo antro e consequente diminuição na produção de gastrina e redução do estímulo para secreção de pepsina. Ocorre também diminuição da secreção de ácido clorídrico (HCl) e do fator intrínseco.

(PAPINI-BERTO, S. J.; BURINI, R. C.. Causas da desnutrição pós-gastrectomia. Arquivos de Gastroenterologia, v. 38, n. 4, p. 272–275, 2001.)

Após a gastrectomia, qual nutriente mais precisa ser suplementado frequentemente? 
Alternativas