O texto acima discute as atividades de produção de textos ...
Leia o texto a seguir para responder à questão.
A atividade de produção textual escrita
Quantas vezes, você chegou à escola e se deparou com a situação nada inusitada de ter de produzir um texto a partir de uma consigna escrita no quadro que dizia mais ou menos assim: “Escreva um texto dissertativo sobre…” ou “Escreva um texto narrativo sobre…”? E, diante daquela frase paralisante, teve de acionar o submundo da memória para produzir um texto sem sequer discutir as condições de produção ou mesmo sem pensar em um provável público leitor. Ops! Isso não é verdade, pois o público certeiro era a/o docente que certamente avaliaria se havia erros ortográficos, problemas de concordância e de regência, repetição de palavras entre outros.
Quantas e quantas vezes recebeu aquele texto de volta um mês depois totalmente riscado, cheio de sinais ilegíveis e, com vergonha da turma, dobrou a folha disfarçadamente e a colocou dentro de um livro de onde jamais a retirou? Infelizmente, essa continua sendo a realidade em muitas escolas brasileiras. A produção de textos orais e escritos em boa parte do tempo é atividade improvisada que desconsidera as condições de produção, de circulação e de recepção de textos.
Irandé, em seu texto “Aula de português: encontro e interação”, afirma que “o que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer”.
A partir disso, reforçamos a necessidade de direcionar as atividades de produção escrita para uma prática sistematizada que leve em conta o planejamento, a textualização (a escrita propriamente dita) e a reescrita.
O texto acima discute as atividades de produção de textos escritos na escola com uma visão pragmática desse processo, partindo de supostas atividades propostas em sala e possíveis dificuldades encontradas pelo aluno na produção de seus textos.
A respeito da relação entre textos escritos e textos orais, no contexto de ensino da produção de textos, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Tema central: A questão aborda interpretação de texto relacionada à diferença e à relação entre as modalidades oral e escrita no contexto do ensino da produção textual.
Comentário:
Ao tratar da produção de textos, o texto-base evidencia que tanto a modalidade escrita quanto a oral exigem reflexão sobre condições de produção, circulação e público-alvo. Como destaca Luiz Antônio Marcuschi (“Produção textual, análise de gêneros e compreensão”), a eficácia comunicativa em qualquer modalidade depende do reconhecimento dessas condições.
Justificativa da alternativa correta (B):
A alternativa B é precisa ao afirmar que, apesar de certa independência entre escrita e fala, ambas exigem atenção ao contexto, ao receptor e à finalidade. Isso se coaduna com a visão de autores como Bakhtin, ao ressaltar que todo enunciado, oral ou escrito, é orientado por seu destinatário e contexto.
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta, pois considera os sistemas orais e escritos independentes. Eles pertencem ao mesmo sistema linguístico, com diferenças na realização, segundo Bechara e Marcuschi. Além disso, desvaloriza a oralidade e restringe o ensino à escrita, contrariando recomendações atuais.
C) Errada, pois na produção escrita pode-se e deve-se prever interlocutor (a quem se dirige o texto), ainda que não esteja presente; a escrita pressupõe adequação ao público-alvo (Manual de Redação da Presidência da República).
D) Equivocada, pois a aproximação entre oralidade e escrita não se resume à busca pelo “prazer” ou descontração, mas sim à adequação ao gênero, à situação e à norma-padrão. A escrita possui especificidades que devem ser respeitadas.
Estratégia para provas: Observe generalizações, termos que excluem nuances (“sistemas independentes”), falácias (“não se pode supor interlocutor na escrita”) e respostas que simplificam práticas pedagógicas (“tornar a escrita descontraída”).
Dominar as relações entre oralidade e escrita é fundamental para interpretar e produzir textos adequados a diferentes contextos e gêneros.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo