Acerca do pagamento indevido, de acordo com o estabelecido n...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos entender o tema abordado: pagamento indevido e restituição no contexto do Código Tributário Nacional (CTN). A questão trata especificamente do prazo de prescrição para a ação anulatória da decisão administrativa que nega a restituição de um pagamento indevido.
De acordo com o artigo 169 do CTN, o prazo para propor essa ação é de 2 anos, contados da data em que se torna definitiva a decisão administrativa que negou a restituição.
Exemplo Prático: Imagine que um contribuinte paga um tributo a mais por engano. Ele solicita a restituição administrativamente, mas o pedido é negado. A partir do momento em que essa decisão se torna definitiva, ele tem 2 anos para entrar com a ação anulatória.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B está correta porque reflete exatamente o prazo de 2 anos estipulado pelo CTN para a ação anulatória.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - 1 ano: Não há previsão no CTN para um prazo de 1 ano para esta ação.
- C - 3 anos: Também não há base legal no CTN que mencione 3 anos para este tipo de ação.
- D - 5 anos contados do pagamento indevido: Este prazo é relacionado ao pedido de restituição em si, não à ação anulatória da decisão administrativa.
- E - 5 anos contados da rescisão da decisão condenatória: Mistura conceitos, pois não é aplicável aqui. O prazo de 5 anos não se refere à ação anulatória.
Fique atento a pegadinhas, como confundir o prazo para restituição com o prazo para a ação anulatória. Essas são situações distintas no direito tributário.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CTN - Art. 169. Prescreve em dois anos a ação anulatória da decisão administrativa que denegar a restituição.
Parágrafo único. O prazo de prescrição é interrompido pelo início da ação judicial, recomeçando o seu curso, por metade, a partir da data da intimação validamente feita ao representante judicial da Fazenda Pública interessada.
Art. 169. Prescreve em 2 ANOS a ação anulatória da decisão administrativa que denegar a restituição.
DICA ----> NÃO CONFUNDIR:
a) - (pagamento indevido) Art. 168. O direito de pleitear a restituição extingue-se com o decurso do prazo -----> de 5 (cinco) anos
BIZÚ:
"Pra curar a DPRÊ ,por causa da (o) EX ,precisamos de 5 ANOS!
x
b) - (pagamento indevido) Art. 169. Prescreve -----> em 2 (dois) anos <--------- ação anulatória da decisão administrativa que denegar a restituição.
BIZÚ: AADADR ----> A + A = 2A = 2 ANOS
Espero ter ajudado!
bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo