Sobre as Artes Visuais no Período Neoclássico no Brasil, é ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
Tema central da questão:
Esta questão aborda o Neoclassicismo nas Artes Visuais no Brasil, especialmente as mudanças institucionais e estéticas ocorridas com a chegada da família real portuguesa e a fundação da Escola Imperial de Belas Artes.
Resumo teórico:
O Neoclassicismo é um movimento artístico que se difundiu no século XVIII, buscando inspiração na Antiguidade greco-romana. No Brasil, sua consolidação ocorre com a vinda da Missão Artística Francesa e a criação da Escola Imperial de Belas Artes (1816), momento em que a produção artística deixa de ser voltada majoritariamente para o uso religioso, abrangendo novos campos como retratos, paisagens, história e cenas do cotidiano urbano.
Fonte de referência: História geral da arte no Brasil (Barreto Filho e outros, 2017); Catálogo do Museu Nacional de Belas Artes RJ.
Justificativa da alternativa correta (B):
A alternativa B está correta pois destaca que, com a fundação da Escola Imperial de Belas Artes, ampliou-se a formação dos artistas em múltiplas áreas (arquitetura, pintura, escultura, gravura e desenho). Isso marca uma ruptura importante com o perfil anterior da arte brasileira, predominantemente religiosa, e inicia um movimento de modernização e diversificação das expressões artísticas.
Análise das alternativas incorretas:
A: Afirma que o Neoclassicismo se caracteriza pelo uso de muitos ornamentos e enfeites, porém o Neoclassicismo é contrário ao excesso decorativo do Barroco; valoriza linhas retas, simplicidade e equilíbrio.
C: Diz que o artista deveria criar o real. O Neoclassicismo busca simular a beleza idealizada da Antiguidade, não uma reprodução fiel da realidade, diferentemente do Realismo.
D: Confunde Neoclassicismo com Realismo ao afirmar que o artista deve imitar a realidade. O objetivo era a idealização dos padrões clássicos, não a mera cópia da realidade.
Dica para concursos: Fique atento à distinção entre neoclassicismo (idealização clássica) e realismo (representação da realidade). Palavras como “ornamentos” e “imitar a realidade” costumam aparecer para confundir!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo