Considerando os preceitos do Art. 40, assinale a alternativa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Constituição Federal, art. 40, § 1º, III (redação vigente dada pela EC 103/2019): "III - no âmbito da União, aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo." A alternativa E descreve a aposentadoria voluntária como se bastassem 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo, o que não corresponde à redação vigente do art. 40.
- Em questões sobre o art. 40, confira se a alternativa está na redação vigente pós-EC 103/2019 ou se reproduz texto antigo.
- Na aposentadoria voluntária do RPPS, não aceite enunciado que se esgote em 10 anos no serviço público e 5 anos no cargo; a regra vigente exige idade mínima e remete outros requisitos à lei complementar do ente federativo.
- Quando a questão trouxer caput, incisos I, II ou § 3º do art. 40, a literalidade constitucional costuma resolver diretamente a alternativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A opção considerada correta para a questão está errada, o gabarito deveria ser a letra "D" pois esta dá a entender que o ente federado pode legislar livremente com relação às regras para Cálculos
As regras para o cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores públicos serão disciplinadas em lei do respectivo ente federativo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).
Fundamento:
Isso decorre do art. 40 da Constituição Federal, especialmente após a Emenda Constitucional nº 103/2019, que deu autonomia aos entes federativos para regulamentar, por meio de lei própria, os critérios de cálculo, reajuste e demais aspectos do regime de previdência de seus servidores, respeitados os limites constitucionais.
Portanto:
União → lei federal
Estados e DF → lei estadual/distrital
Municípios → lei municipal
Todos devem observar as normas constitucionais gerais, mas o detalhamento do cálculo é feito pela lei do próprio ente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo