Em relação ao excerto “O Boca do Inferno é amplamente conhe...
Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno
Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Gregório de Matos firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos.
O poeta religioso - A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem (...).
O poeta satírico – O Boca do Inferno é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de “Boca do Inferno”, por satirizar seus desafetos.
O poeta lírico - Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado.
O poeta erótico - Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade.
Texto adaptado. Fonte: http://www.soliteratura.com.br/bar-roco/barroco06.php
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado: Esta questão envolve a análise de um trecho sobre Gregório de Matos, destacando aspectos gramaticais e semânticos. O foco está na expressão "O Boca do Inferno é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia...". Você deve identificar a alternativa que corretamente interpreta ou analisa um elemento específico desse trecho.
Análise das Alternativas:
Alternativa A: "A expressão 'chegando a fazer' é uma locução verbal em que apenas o verbo principal está em sua forma finita, o que compromete o sentido do período."
Comentário: Essa afirmação está incorreta. A expressão "chegando a fazer" não compromete o sentido do período porque está corretamente formada. Trata-se de um gerúndio ("chegando") seguido de um infinitivo ("a fazer"), que indica uma ação em progresso. Não há erro na formação ou no sentido.
Alternativa B: "‘chegando a fazer’ tem como sujeito lógico ‘expansão econômica’."
Comentário: Esta alternativa está errada. A expressão "chegando a fazer" refere-se a uma ação do sujeito "O Boca do Inferno", que é Gregório de Matos, não da "expansão econômica". Ele é quem realiza a crítica mencionada.
Alternativa C: "O ‘então’, na expressão ‘ao então governador’, exprime a ideia de ‘atual na época’."
Comentário: Esta é a alternativa correta. O uso do termo "então" realmente transmite a ideia de que Antonio Luis da Camara Coutinho era o governador na época em que as críticas foram feitas, o que corresponde a "atual na época".
Alternativa D: "‘amplamente’ e ‘especialmente’ são advérbios que expressam intensidade."
Comentário: Esta alternativa está incorreta porque "amplamente" expressa intensidade, enquanto "especialmente" expressa uma ideia de especificação ou particularidade, não de intensidade.
Alternativa E: "Há uma inadequação sintática referente à expressão ‘O boca do Inferno’, pois o substantivo ‘boca’ deveria ser definido por um determinante que concordasse em gênero com tal substantivo, no caso, pelo artigo ‘a’."
Comentário: Essa alternativa está errada. "O Boca do Inferno" é um apelido, que funciona como um nome próprio. Nomes próprios podem ter o artigo definido de acordo com o uso consagrado, e aqui "O Boca do Inferno" está corretamente empregado, conforme o uso histórico e literário.
Conclusão: A alternativa C é a correta, pois interpreta corretamente o uso do termo "então" no contexto histórico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Complementando:
Sobre a letra b)
o sujeito de “chegando a fazer” é o termo “ O boca do inferno”.
Gab letra C
Justificativas
A) Errada. Não há qualquer prejuízo ao entendimento por conta do uso dessa locução verbal
B) O sujeito de "chegando a fazer" é o "boca do inferno"
C) Correta
D) Errada. Amplamente expressa intensidade mas especialmente expressa modo
E) Errada.
Fiquei na duvida quanto a D, achei que Especialmente também indicaria intensidade :/
[GABARITO: LETRA C]
Em relação ao excerto “O Boca do Inferno é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então/ ATUAL governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho”, assinale a alternativa correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo