Guimarães e Lagoeiro (2017) apresentam o jogo como um dos el...
GUIMARÃES, A.B., LAGOEIRO, J.B.M. O jogo no Ensino Médio. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação Física no Ensino Médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Unijuí, 2017.
Sobre essa classificação, enquanto elemento cultural a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física do ensino médio, assinale a opção INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa E
1. Tema central da questão
Esta questão aborda a classificação dos jogos como elementos da cultura corporal de movimento, conforme discutido por Guimarães e Lagoeiro (2017) e referenciado na BNCC. Exige do candidato o conhecimento sobre os diferentes tipos de jogos e sua importância pedagógica na Educação Física escolar, especialmente no ensino médio.
2. Resumo teórico
O jogo é um conteúdo transversal na Educação Física e contribui para o desenvolvimento físico, social e cultural dos alunos. A BNCC orienta que o jogo, em suas diversas formas (simbólico, tradicional, cooperativo, pré-desportivo e virtual), seja trabalhado em todos os níveis de ensino, valorizando a cultura corporal e promovendo aprendizagens significativas.
3. Justificativa da alternativa correta
Alternativa E (correta/inadequada): Afirmar que jogos virtuais não devem ser utilizados nas aulas de Educação Física não está de acordo com a prática pedagógica recomendada. Apesar dos desafios, como sedentarismo e isolamento, os jogos virtuais oferecem oportunidades de aprendizagem, integração tecnológica e discussões críticas sobre o uso das TICs. A própria BNCC valoriza o uso consciente da tecnologia, inclusive em práticas corporais. Portanto, excluir esse conteúdo é equivocado.
4. Análise das alternativas incorretas
A – É verdade que jogos simbólicos são mais comuns na infância, mas eles podem ser ressignificados no ensino médio, sendo úteis para estimular criatividade e expressão. Contudo, a alternativa ressalta sua menor significância, o que é uma visão tradicional, mas não completamente incorreta.
B – Correta, pois os jogos tradicionais podem ser abordados a partir das experiências dos alunos, valorizando suas vivências culturais.
C – Correta, pois os jogos cooperativos realmente promovem inclusão e trabalho em equipe, sendo excelentes para evitar exclusão nas aulas.
D – Correta, define corretamente os jogos pré-desportivos como introdutórios às modalidades esportivas, o que é prática comum.
5. Estratégia de interpretação
Atente-se ao comando “INCORRETA” e desconfie de afirmações que proíbam conteúdos (como “não devem ser utilizados”), pois geralmente a Educação Física busca incluir e contextualizar diferentes manifestações da cultura corporal, inclusive as digitais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo