Segundo Libâneo, utilizando como critério a posição que ado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3652770 Pedagogia
Segundo Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta uma tendência pedagógica progressista. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Libertária

1. Compreensão do Tema:

A questão aborda as tendências pedagógicas segundo Libâneo, um dos maiores especialistas em Didática no Brasil. Entender essas tendências é fundamental para analisar as propostas educativas e como elas se relacionam com a sociedade.

2. Resumo teórico:

Libâneo (2013) classifica as tendências pedagógicas em liberais (focadas na manutenção da ordem social vigente e no desenvolvimento individual) e progressistas (preocupadas em transformar a sociedade por meio da educação). Dentre as progressistas, destacam-se:

  • Libertadora
  • Libertária
  • Crítico-social dos conteúdos

Essas tendências buscam a formação do pensamento crítico, participação ativa e autonomia dos estudantes, inspiradas em autores como Paulo Freire.

3. Justificativa da alternativa correta:

C - Libertária é uma tendência pedagógica progressista porque promove uma educação voltada à emancipação dos alunos, autonomia, autogestão e participação democrática, alinhada ao pensamento crítico e ao desejo de transformação social (Libâneo, 2013).

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A - Renovada progressista: Apesar do nome, não é considerada progressista por Libâneo. A tendência renovada se divide em "renovada progressiva" (centrada no aluno) e "renovada não-diretiva", ambas classificadas como liberais.
  • B - Tecnicista: É uma tendência liberal, voltada para a eficiência do processo de ensino e adaptação do aluno ao mercado de trabalho, sem foco na transformação social.
  • D - Renovada não-diretiva: Também é uma tendência liberal, enfatizando o autodesenvolvimento individual, sem compromisso com mudanças sociais amplas.

5. Estratégias para interpretação:

Fique atento a termos como progressista, transformação social, autonomia, crítica e emancipação ao procurar tendências pedagógicas progressistas. Palavras como eficiência, mercado de trabalho, indivíduo e ajuste à sociedade costumam indicar tendências liberais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo