Annie Rouxel, no texto “Aspectos metodológicos do ensino da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3283827 Literatura
Annie Rouxel, no texto “Aspectos metodológicos do ensino da literatura”, explica que, para pensar o ensino da literatura, bem como suas modalidades práticas, é preciso definir sua finalidade. Ao ter como finalidade a formação do sujeito leitor, a pesquisadora explica que “É a formação de um sujeito leitor livre, responsável e crítico – capaz de construir o sentido de modo autônomo e de argumentar sua recepção - que é prevista aqui. É também, obviamente, a formação de uma personalidade sensível e inteligente, aberta aos outros e ao mundo que esse ensino da literatura vislumbra”.

Fonte: ROUXEL, A. “Aspectos metodológicos do ensino da literatura”. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 20. 

Sobre a formação de leitores, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) O aluno se institui sujeito leitor aceitando a imposição de um sentido convencionado a ser transmitido sobre o texto literário, pois compreende que o professor interpreta o texto melhor por já ter lido muitas vezes.
( ) O professor precisa selecionar obras que os alunos já leem, pois somente assim eles não se sentirão desestimulados com o ensino da literatura.
( ) Os alunos precisam ser confrontados com as diversidades literárias, mesmo que isso não seja agradável num primeiro momento.

A sequência correta é
Alternativas