Sommerhalder e Alves (2011), em sua obra “Jogo e Educação na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2371463 Pedagogia
Sommerhalder e Alves (2011), em sua obra “Jogo e Educação na Infância: muito prazer em aprender” relatam que, em um dos caminhos pelas ruas de uma cidade latino-americana, uma frase estampada em uma escola de Educação Infantil chamava muito a atenção: “brinco, logo, existo”. Considerando-a como um trocadilho da famosa frase filosófica “Penso, logo, existo”, assinale a alternativa CORRETA sobre as concepções que podem ter baseado esse trocadilho:

I- O trocadilho representa ideia de que uma criança vive porque brinca. Assim, sua existência só acontece na brincadeira, pois fora dela enfrenta uma série de limitações e dificuldades, seja na esfera econômica, seja no mundo social de pais e mães que trabalham.
II- O trocadilho indica que a brincadeira é ponto de início para existência, sendo a primeira forma de comunicação com o mundo que nos rodeia e o elemento no qual, a criança busca respostas para seus medos, e experimenta interesses e demandas, realiza seus anseios e curiosidades, constituindo-se como ser social.
III- Para a criança, existir é brincar, pois o mundo seria um parque de diversões, sendo o um campo para entender e atuar na sociedade, explorando diferentes conhecimentos, seja de Matemática, de Estudos da Natureza e da própria Sociedade. Ou seja, um espaço em potencial para formação e educação de maneira integral.

A partir do exposto, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas