Considerada a disciplina constante da lei que dispõe sobre p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q203959 Direito Constitucional
Atenção: Para responder às questões de números 3 e 4, considere o seguinte relato:

Imagem 001.jpg


Considerada a disciplina constante da lei que dispõe sobre processo e julgamento da arguição de descumprimento de preceito fundamental, tem-se que, no caso da ADPF no 187,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão trata da disciplina legal da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), especificamente quanto ao procedimento, efeitos da decisão e ritos aplicáveis segundo a Lei nº 9.882/1999.

Legislação Aplicável:
- Art. 10, Lei 9.882/1999: “A decisão que julgar procedente ou improcedente a arguição será irrecorrível, mas caberá ação rescisória, nos termos do Código de Processo Civil.”
- Art. 9º, Lei 9.882/1999: determina a obrigação de comunicação imediata da decisão ao órgão público responsável pelo ato.

Explicação e jurisprudência: No caso da ADPF 187, o STF reafirmou princípios constitucionais como a liberdade de expressão, determinando comunicação à Presidência da República conforme a legislação. Segue a doutrina de Gilmar Mendes (Curso de Direito Constitucional), que destaca a centralidade da notificação ao órgão responsável pelo ato questionado.

Exemplo Prático: Imagine uma decisão do STF declarando inconstitucionalidade em ADPF: deve-se comunicar, imediatamente, o órgão responsável pelo ato para cumprimento, ainda que se trate de norma anterior à Constituição.

Justificativa da Alternativa Correta (C):
A decisão do STF foi corretamente comunicada à Presidência da República, respeitando o momento (após julgamento) e o conteúdo da decisão (ordem de cumprimento imediato), conforme art. 9º da Lei nº 9.882/99. A banca explora cada detalhe da lei, exigindo a compreensão literal dos comandos normativos.

Análise das alternativas incorretas:
A) Errada: O art. 1º, parágrafo único, I, da Lei 9.882/99 permite ADPF sobre lei anterior à Constituição.
B) Parcialmente correta: Ensina que a decisão é irrecorrível e admite ação rescisória, mas não são todos os participantes que têm legitimidade para ação rescisória — somente as partes, conforme CPC.
D) Errada: Não há notícia de inobservância de quórum: o art. 6º, §1º exige dois terços dos ministros, e isso foi observado.
E) Errada: O art. 5º, §1º permite a admissão de amici curiae; o STF entende que eles podem se manifestar oralmente, afirmado na ADPF 187.

Cuidado com a pegadinha: Fique atento a restrições infundadas sobre ADPFs contra leis pré-constitucionais e legitimidade na ação rescisória.

Conclusão: A alternativa C está correta com base literal na Lei nº 9.882/99 e está em harmonia com a jurisprudência do STF e a doutrina majoritária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa C está correta, nos termos do artigo 10 da Lei 9882, que regulamentou a ADPF, constando que o Presidente do Tribunal deve determinar o imediato cumprimento da decisão, antes mesmo de lavrar o acórdão da decisão:

Art. 10. Julgada a ação, far-se-á comunicação às autoridades ou órgãos responsáveis pela prática dos atos questionados, fixando-se as condições e o modo de interpretação e aplicação do preceito fundamental.

§ 1o O presidente do Tribunal determinará o imediato cumprimento da decisão, lavrando-se o acórdão posteriormente.

Mais uma questão dessa prova que não avalia nada, afinal quem tem o mínimo de bom senso jamais diria que o STF errou (em prova de concursos, claro)

Some-se a isso as duas perguntas detalhadas sobre câmaras municipais e você tem uma prova bem... chata, difícil e ruim, ao meu ver
na letra b) ela mesma se contradiz! 

letra d) quorum mínimo (8) sendo igual para instalação!

Questão que, como disse o colega, nõ avalia muita coisa... e digo mais, as duas questões desse enunciado foram "disperdiçadas", posto que as alternativas poderiam cobrar um maior conhecimento do candidato. Ao invés disso, a FCC colocou alternativas facilmente elimináveis pelo candidato que tem um mínimo de conhecimento acerca de controle de constitucionalidade e ADPF.

Só não entedi porquê tem que comunicar ao Presidente da República.
Quem souber, por favor, deixa um recado na minha página.
Obrigada!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo