Ingrid procura o Serviço Social de um equipamento de assistê...
Ingrid procura o Serviço Social de um equipamento de assistência social a fim de solicitar uma Declaração de Pobreza, pois havia tentado requerer o CadÚnico e a funcionária recusou-se, alegando a ausência desse documento.
A assistente social deve informar a Ingrid que, dando consequência ao disposto na Portaria Conjunta – MDS nº 3, de 21.09.2018:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - é vedada a solicitação de Declaração de Pobreza ou qualquer outra forma de comprovação da renda que exponha o requerente a situação constrangedora.
1. Tema Central da Questão:
O tema central desta questão é a gestão de documentos na Assistência Social, mais especificamente sobre a exigência de Declaração de Pobreza para inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Esse tema é fundamental, pois envolve o respeito à dignidade dos usuários dos serviços sociais e segue as diretrizes de respeitar e proteger a privacidade e direitos dos indivíduos.
2. Resumo Teórico:
O CadÚnico é uma ferramenta importante para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no Brasil. Ele serve de base para a seleção de beneficiários de programas sociais. Segundo a Portaria Conjunta – MDS nº 3, de 21.09.2018, há diretrizes claras que proíbem práticas que exponham ou constranjam os indivíduos durante o processo de inscrição, como a solicitação de Declaração de Pobreza.
3. Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa C está correta, pois alinha-se com a norma que impede a exigência de documentos que possam expor os requerentes a situações constrangedoras, como a Declaração de Pobreza. A legislação busca garantir que o acesso aos programas sociais seja realizado de maneira digna e respeitosa.
4. Análise das Alternativas Incorretas:
A - Afirmar que é procedimento normal a expedição da Declaração de Pobreza está incorreto, pois essa prática é vedada para evitar constrangimento.
B - A autonomia das agências não se estende à criação de exigências que contrariam as normas de proteção e respeito ao usuário. Portanto, a alternativa está errada.
D - Não é exclusivamente o assistente social que pode emitir tal declaração, e a premissa da necessidade desse documento é incorreta conforme a portaria mencionada.
E - Esta alternativa sugere situações específicas para a solicitação da declaração, mas ainda sim é contrária à política de não constranger os usuários.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
amei a dinâmica das questões
GABARITO: LETRA C
De acordo com a PORTARIA CONJUNTA Nº 3, DE 21 DE SETEMBRO DE 2018:
--- Art. 9º Fica vedada a solicitação de declaração de Pobreza ou qualquer outra forma de comprovação da renda que exponha o requerente à situação constrangedora.
Referência e link da portaria: www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/41971503/do1-2018-09-24-portaria-conjunta-n-3-de-21-de-setembro-de-2018-41971236
Força, guerreiros(as)!!
MUITO BOM.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo