Em um paciente com suspeita de Dermatomiosite, identifique ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3331417 Medicina
Em um paciente com suspeita de Dermatomiosite, identifique qual dos seguintes achados laboratoriais é mais específico para esta condição: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Especificidade laboratorial em dermatomiosite (DM) e demais miopatias inflamatórias. A prova explora qual marcador ajuda a “fechar” o diagnóstico por ser mais específico, diferentemente de enzimas musculares que são apenas sensíveis.

Alternativa correta: B — Presença de anticorpos anti-Jo-1.

Justificativa: Os anticorpos anti-Jo-1 (contra a histidil-tRNA sintetase) pertencem ao grupo dos myositis-specific antibodies (MSA), associados às miopatias inflamatórias idiopáticas, incluindo DM e especialmente a síndrome antissintetase (fraqueza proximal, “mãos de mecânico”, artrite, ILD). São, entre as opções fornecidas, o achado mais específico para DM/PM quando comparado a marcadores de lesão muscular inespecíficos. O anti-Jo-1 é, inclusive, variável ponderada na classificação EULAR/ACR 2017 de miopatias inflamatórias. Referências: Harrison’s Principles of Internal Medicine; UpToDate; EULAR/ACR 2017.

Estratégia de prova: Ao ver “mais específico”, priorize autoanticorpos MSA. Enzimas musculares (CK, LDH) são sensíveis, porém pouco específicas; autoanticorpos de outras doenças neuromusculares não se aplicam.

Achados diagnósticos relevantes em DM (resumo): Fraqueza muscular proximal simétrica, exantema heliotropo e pápulas de Gottron; aumento de CK/aldolase/AST/ALT/LDH; EMG com padrão miopático; RM com edema muscular; biópsia com atrofia perifascicular e infiltrado perivascular. MSA associados a subfenótipos (ex.: anti-Mi-2 clássico de DM; anti-TIF1-γ e neoplasia; anti-MDA5 e ILD rapidamente progressiva). Esses não constam nas alternativas, uma pegadinha comum.

Análise das alternativas incorretas:

A – CK elevada: indica lesão muscular e é sensível, porém não específica (eleva em exercício, hipotireoidismo, rabdomiólise, drogas, outras miopatias). Não distingue DM.

C – LDH aumentada: também se eleva em várias condições (hepáticas, hemólise, neoplasias) e em miopatias em geral; menor especificidade que CK.

D – Anti–receptor de acetilcolina: marcador de miastenia gravis, doença da junção neuromuscular, sem miosite. Não se associa à DM.

E – Anti-sarcoglicano: relacionados a distrofias musculares (defeitos estruturais), não a miopatias inflamatórias autoimunes. Inespecífico para DM.

Pegadinha clássica: O anticorpo “mais específico” para DM em muitos textos é o anti-Mi-2, mas como não está entre as opções, o anti-Jo-1 é o mais específico dentre as alternativas listadas.

Referências rápidas: Harrison’s; UpToDate (Idiopathic inflammatory myopathies); EULAR/ACR 2017 Classification Criteria for IIM.

Gabarito: B

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo