Foi realizada uma ultrassonografia de rotina em uma paciente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128099 Medicina
Foi realizada uma ultrassonografia de rotina em uma paciente que demonstrou imagem ecogênica bem delimitada na projeção da glândula adrenal direita. No mesmo dia, a paciente foi submetida a uma tomografia sem a utilização de meio de contraste, que demonstrou uma lesão de 2,5 cm na adrenal direita, com atenuação de -50 UH, levemente heterogênea, sem alteração na adrenal esquerda. Considerando o caso apresentado, qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

⚕️QUESTÃO SOBRE MASSAS ADRENAIS E IMAGEM RADIOLÓGICA

ALTERNATIVA CORRETA: [E] Mielolipoma.

✏️JUSTIFICATIVA.

O mielolipoma adrenal é um tumor benigno composto por tecido adiposo e elementos hematopoéticos. Seu diagnóstico é principalmente radiológico, pois apresenta atenuação muito baixa na tomografia computadorizada (TC), geralmente menor que -30 UH (unidades Hounsfield), o que indica presença de gordura. No caso apresentado, a tomografia revelou uma lesão de 2,5 cm com atenuação de -50 UH, um achado clássico para mielolipoma.

Além disso, mielolipomas são assintomáticos na maioria dos casos e são descobertos incidentalmente em exames de imagem de rotina. São geralmente pequenos (<5 cm), mas podem crescer e, em casos raros, causar sintomas compressivos ou hemorragia.

⚠️ANÁLISE DAS DEMAIS ALTERNATIVAS

❌ [A]: Carcinoma primário.

Errado. O carcinoma adrenal geralmente apresenta uma massa maior que 4 cm, aspecto heterogêneo, com realce significativo ao meio de contraste e sem a atenuação típica de tecido adiposo (-50 UH). Além disso, pode apresentar necrose, invasão local e metástases.

❌ [B]: Hemorragia adrenal.

Errado. A hemorragia adrenal pode ocorrer espontaneamente ou secundária a trauma, sepse, coagulopatia ou anticoagulação. Na TC, uma hemorragia recente não apresenta atenuação negativa (-50 UH), mas sim densidade alta (>50 UH) devido à presença de sangue agudo.

❌ [C]: Cisto.

Errado. Cistos adrenais apresentam densidade próxima à água (0-20 UH), sem gordura e sem realce significativo. O achado de -50 UH na TC não é compatível com cisto, mas sim com tecido adiposo, como no mielolipoma.

❌ [D]: Hiperplasia.

Errado. A hiperplasia adrenal geralmente se manifesta como aumento bilateral difuso das adrenais e não como uma lesão bem delimitada unilateral. Além disso, não há presença de gordura na hiperplasia adrenal.

RESUMO:

O mielolipoma é um tumor benigno da adrenal que contém tecido adiposo e hematopoético. O diagnóstico é baseado na tomografia, onde apresenta atenuação negativa (< -30 UH), confirmando a presença de gordura. É um achado incidental e geralmente assintomático, sem necessidade de tratamento na maioria dos casos.

‼️PONTOS CHAVE

◊ O mielolipoma é um tumor benigno da adrenal, caracterizado pela presença de gordura.

◊ A tomografia computadorizada é o principal exame diagnóstico e revela atenuação negativa (< -30 UH).

Carcinoma adrenal apresenta realce heterogêneo e geralmente tem massa > 4 cm.

Cistos adrenais têm densidade próxima à água (0-20 UH) e não apresentam gordura.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo