Em uma aula a respeito do sistema eleitoral brasileiro, uma ...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2024 Banca: INEP Órgão: INEP Prova: INEP - 2024 - INEP - Ciências Sociais |
Q4148926 Não definido
Em uma aula a respeito do sistema eleitoral brasileiro, uma professora de Sociologia da Educação Básica conduziu uma reflexão sobre os seguintes textos com seus alunos.

TEXTO 1

Q40.png (549×348)
Fonte: G1 com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Disponível em: https://g1.globo.com/ politica/eleicoes/2022/eleicao-em-numeros/noticia/2022/10/05/so-1-em-cada-20-deputadosfederais-se-elegeu-com-os-proprios-votos.ghtml Acesso em: 10 jun. 2024.

TEXTO 2

Existe uma barreira que o partido deve ultrapassar para que possa disputar as cadeiras em uma eleição para deputado federal. Essa barreira chama-se quociente eleitoral. Seu cálculo é muito simples: basta dividir o total de votos válidos (votos nominais e de legenda) pelo número de cadeiras do estado na Câmara de Deputados.

NICOLAU, J. Representantes de quem? Os (des)caminhos do seu voto da urna à Câmara dos Deputados. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

Considerando essa situação, assinale a opção que apresenta a principal informação a ser compreendida pelos alunos a partir dos textos abordados em sala de aula.
Alternativas