As ingestões dietéticas de referência (DRIs) correspondem a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068007 Nutrição
As ingestões dietéticas de referência (DRIs) correspondem ao conjunto de valores adotados por diversos países, incluindo o Brasil, a fim de servir como meta para adequação nutricional e como referência para avaliação do progresso em direção a essa adequação. A respeito da aplicação das DRIs, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As Dietary Reference Intakes (DRIs), ou ingestões dietéticas de referência, são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para avaliação e planejamento de dietas para indivíduos saudáveis, em diferentes ciclos da vida. Consistem em 4 categorias de referência:

- EAR (Estimated Average Requeriment) – Ingestão Média Estimada: valor de ingestão de um nutriente estimado para suprir a necessidade de 50% dos indivíduos saudáveis em um determinado ciclo da vida e sexo. É utilizado para avaliar a adequação do consumo.

- RDA (Recommended Dietary Allowances) – Ingestão Dietética Recomendada: corresponde a ingestão dietética suficiente para atender a necessidade de praticamente todos (97 a 98%) os indivíduos saudáveis em um determinado ciclo da vida e sexo. É a meta de ingestão para o indivíduo e deve ser utilizada para o planejamento de dietas.

- AI (Adequate Intake) – Ingestão Adequada: é utilizada quando não há dados suficientes para determinação da RDA. Seus valores são baseados em ingestões ajustadas experimentalmente ou em aproximações da ingestão observada em um grupo de indivíduos aparentemente saudáveis. Devem ser utilizados para o planejamento de dietas para os nutrientes que não têm RDA estabelecida.

- UL (Tolerable Upper Intake Level) – Limite Superior Tolerável de Ingestão: é o valor mais alto de ingestão continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos saudáveis em um determinado ciclo da vida e sexo. Não é um nível de ingestão recomendável.

Considerando os conceitos das DRIs, vamos analisar as afirmativas:

A) ERRADO – a RDA deve ser utilizada para o planejamento de dietas para um indivíduo.

B) CERTO – a AI é utilizada quando não há dados suficientes para determinação da RDA de um nutriente.

C) ERRADO – quando a ingestão de um nutriente é superior ao limite máximo da UL durante vários dias, há risco potencial de efeitos adversos tóxicos.

D) ERRADO – as AMDR, do inglês Acceptable Macronutrient Distribution Range (Faixa de Distribuição Aceitável de Macronutrientes), indicam os limites de ingestão das fontes energéticas associados com risco reduzido de doenças crônicas e com consumo adequado de nutrientes essenciais. As DRIs estabelecem AMDR para carboidratos, proteínas, gorduras totais, ácidos graxos poli-insaturados ômegas 6 e 3.

 Gabarito do Professor: LETRA B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) EAR é recomendada para planejamento da dieta de grupos

Gab. B - AI é usada quando não há RDA preconizada

C) Há risco de toxicidade caso a ingestão estiver acima da UL por um período de tempo

D) AMDR é meta de ingestão de macronutrientes

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo