Em pacientes idosos, considera-se febre a presença de tempe...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda a definição de febre em pacientes idosos na aferição axilar. Esta definição é fundamental na avaliação clínica, pois o reconhecimento precoce de febre pode sinalizar infecções graves nos idosos, grupo mais suscetível a evolução silenciosa e atípica de doenças.
Justificativa da alternativa correta (A – 37,2°C):
A temperatura axilar considerada febre em idosos pode ser mais baixa que em adultos jovens, devido à diminuição da resposta imunológica (imunossenescência) e à alteração do limiar térmico com o envelhecimento. Segundo o Ministério da Saúde: “Febre axilar é considerada quando superior a 37,2°C nos idosos” (“Ações de Cuidado...”, cap. Página 27). Este limiar inferior reflete a necessidade de atenção redobrada na avaliação de sinais infecciosos neste público.
Análise das alternativas incorretas:
- B) 37ºC – Valores acima de 37ºC podem ser normais em condições fisiológicas, não sendo critério para febre, mesmo em idosos.
- C) 37,8ºC – Este é tradicionalmente utilizado como ponto de corte para adultos jovens, porém para idosos pode atrasar a identificação clínica de quadros infecciosos.
- D) 38ºC – Embora seja um limiar clássico para outras faixas etárias e vias (oral/retal), é inadequado para idosos na via axilar.
- E) 37,5ºC – Aceito em algumas referências, porém para efeito de concurso e segundo diretrizes brasileiras, o corte de 37,2°C é considerado o mais aceito para idosos.
Dicas e Estratégias: Em concursos, atenção a detalhes epidemiológicos como idade, local da aferição e especificidades do paciente! Pegadinhas frequentes envolvem adotar o mesmo critério de febre para todas as faixas etárias. No caso do idoso, reduza o limiar de suspeição clínica frente a pequenas elevações de temperatura.
Em síntese: Para pacientes idosos, atente-se a sinais clínicos sutis. Em diretrizes nacionais, considera-se febre axilar >37,2°C neste grupo. Sempre fundamente sua resposta em protocolos oficiais e obras como o Manual de Geriatria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo