O objetivo principal do texto é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Questão – Interpretação de Texto (Assistente Administrativo)
Tema central: Interpretação de texto. Esta questão aborda a habilidade de identificar o objetivo principal ou intenção comunicativa de um texto jornalístico, fundamental para provas de concursos.
Alternativa correta: A) Noticiar a vinda do presidente francês e todos os cuidados que essa viagem demanda.
Justificativa: O texto apresenta informação objetiva sobre a viagem do presidente francês ao Brasil e detalha os cuidados exigidos pela epidemia de dengue. O foco recai sobre a preocupação das autoridades e as providências adotadas visando à saúde e à segurança, o que reflete perfeitamente a proposta da alternativa A. Conforme Cunha & Cintra, compreender o todo textual requer identificar não apenas dados explícitos, mas o propósito comunicacional de quem escreve.
Análise das alternativas incorretas:
B) Fala em alertar a população brasileira. Porém, o texto não adota tom de alerta ou campanha, apenas menciona dados do surto para contextualizar a preocupação da comitiva francesa.
C) Aponta para denúncia e generalização (“todos os estados”), o que não se verifica. O texto não denuncia e delimita o surto a locais específicos.
D) Cita compromissos em vários países da América Latina, porém o artigo só aborda a viagem ao Brasil, sem menção a outras agendas internacionais de Macron.
Estratégia para resolver questões semelhantes: Primeiro, identifique o tema geral. Em seguida, veja o que o texto realmente comunica como sua finalidade: informar, alertar, opinar etc. Evite ser induzido(a) por detalhes secundários ou alternativas que generalizam indevidamente ou mudam o foco do texto principal.
De acordo com Evanildo Bechara, reconhecer o objetivo do texto “é passo essencial para acertar questões de interpretação”, pois muitas bancas inserem alternativas com termos chamativos, mas fora do contexto e do real propósito comunicativo.
Conclusão: A alternativa A está correta, pois sintetiza fielmente o objetivo do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra a). Perceba que o surto da dengue é um fator secundário à notícia principal do texto, pois ela gira em torno da vinda do presidente da França ao Brasil, que levanta um alerta sobre os preparativos da viagem e a relação à dengue
''Surto de dengue é motivo de preocupação para comissão de Macron em visita ao Brasil, afirma jornal.''
o subtítulo já fala
Mata a questão pelo Título e Subtítulo
Gabarito A
Fonte: https://odia.ig.com.br/brasil/2024/03/6815008-surto-de-dengue-emotivo-de-preocupacao-para-comissao-de-macron-em-visita-ao-brasil-afirma-jornal. html.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo