'Por que' as pessoas trocam presentes? Assinale a opção que...
'Por que' as pessoas trocam presentes?
Assinale a opção que contenha a nova frase com o uso correto do termo destacado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Gramática normativa – Uso dos "porquês" (por que, por quê, porque, porquê)
Regra fundamental: Em Língua Portuguesa, há quatro formas do termo "por que/porque":
- por que (separado, sem acento): início ou meio de perguntas diretas/indiretas ("Por que você saiu?"), sentido de “por qual motivo”.
- por quê (separado, com acento): final de pergunta, antes de ponto final, interrogação ou exclamação (“Você saiu por quê?”). O acento indica prosódia tônica por estar antecedendo pontuação.
- porque (junto, sem acento): conjunção causal/explicativa, para resposta ou justificativa ("Saí porque estava cansado.").
- porquê (junto, com acento): substantivo ("o motivo"), vem com artigo (“Não sei o porquê de sua pressa.”).
Análise das alternativas:
A) As pessoas trocam presentes. Por quê?
Correta. Nessa frase, por quê está corretamente empregado no final da pergunta, separado e com acento, pois a expressão questiona o motivo e está sendo usada antes do ponto de interrogação. Esta é a forma exigida pela norma-padrão (conforme Evanildo Bechara e Celso Cunha & Lindley Cintra).
B) As pessoas trocam presentes por que?
Incorreta. "Por que" sem acento ao final da pergunta está errado; falta o acento gráfico, obrigatório quando antecede pontuação.
C) As pessoas trocam presentes? Porquê?
Incorreta. "Porquê" junto e com acento é substantivo, e não cabe sozinho ao final da pergunta, já que não há artigo ou determinante (“o porquê”).
D) As pessoas trocam presentes? Porque?
Incorreta. "Porque" (junto, sem acento) é conjunção causal/explicativa, utilizada em respostas, nunca isolado no fim de pergunta direta.
Resumo para provas: Use "por quê" (com acento) no final de interrogativas e sempre verifique a função sintática da expressão na frase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
POR QUE [Separado] = Sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo' incluindo perguntas diretas ou explicações. Também equivale a pelas quais, pelos quais, pelo qual, pela qual.
PORQUE [Junto] = O "porque" junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação, você consegue trocar por "pois"
POR QUÊ [Separado com acento] = O "por quê" separado e com acento é um "por que" separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita - É preciso que haja uma pausa, um ponto final, um ponto de interrogação... ("Por quê?") , esse normalmente fica no final das frases, perto de pontuação, etc.
PORQUÊ [Junto e com acento] = Nesse caso, o "porque" vira sinônimo da palavra "motivo". "Qual é o porquê de tanta tristeza?" É o mesmo que perguntar "Qual é o motivo de tanta tristeza?", normalmente vem acompanhado desse artigo substantivador
por que pergunta direta/indireta ----Por que você chorou?
por quê pergunta no fim da frase----Você chorou por quê?
porque resposta/explicação----Chorei porque me emocionei.
porquê substantivo ("motivo")----O porquê da briga ainda é um mistério.
PORQUE (Junto e sem acento): Resposta /Explicação / causa; pode ser substituído por "POIS"
- Exemplo: Ele dormiu cedo, porque estava cansado (Ele dormiu cedo, pois estava cansado)
PORQUÊ (Junto e com acento): Usado depois de artigo; pode ser substituído por "MOTIVO"
- Exemplo: Não entendi o porquê dele ter dormido cedo (Não entendi o motivo dele ter dormido cedo)
POR QUE (separado e sem acento): Usado no início e meio da frase; usado em perguntas indiretas; pode ser substituído por "PELO QUAL ou POR QUAL RAZÃO"
- Exemplo: Não entendi por que ele dormiu cedo (Não entendi por qual razão ele dormiu cedo) - O "por que" está no meio da frase.
POR QUÊ (separado e com acento): Usado no final de frase ou antes de pausa; pode ser substituído por "PELO QUAL ou POR QUAL RAZÃO"
- Exemplo: Ele dormiu cedo, por quê? (Ele dormiu cedo por qual razão?) - O "por quê" está no final da frase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo