'Por que' as pessoas trocam presentes? Assinale a opção que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3545663 Português
Por que as pessoas trocam presentes?

Sem dúvida, os presentes servem a muitos propósitos. Alguns psicólogos observam um "brilho no olhar" — um prazer intrínseco — associado ao ato de dar presentes.

Os teólogos notaram como presentear é uma forma de expressar valores morais — como amor, bondade e gratidão — no catolicismo, no budismo e no islamismo. E filósofos consideravam presentear como a melhor demonstração de altruísmo.

Não é de admirar que os presentes sejam uma parte central do Natal e de outros feriados de fim de ano − e que algumas pessoas possam até ficar tentadas a considerar a Black Friday, o dia das ofertas da época de compras de fim de ano, como um feriado em si.

Mas de todas as explicações sobre a razão pela qual as pessoas dão presentes, a que considero mais convincente foi dada em 1925 por um antropólogo francês chamado Marcel Mauss.

Mauss observou que os presentes criam três ações distintas, mas extremamente relacionadas. Presentes são dados, recebidos e retribuídos.

O primeiro ato de dar estabelece as virtudes de quem dá. Ele expressa sua generosidade, bondade e honra.

O ato de receber o presente, por sua vez, mostra a disposição da pessoa em ser homenageada. Essa é uma forma de quem recebe mostrar sua generosidade, mostrar que está disposto a aceitar o que lhe foi oferecido.

O terceiro componente é a reciprocidade, retribuindo o que foi dado primeiro. Essencialmente, espera-se − implícita ou explicitamente − que agora a pessoa que recebeu o presente devolva um presente ao doador original.

Mas então, é claro, assim que a primeira pessoa receber algo em troca, ela deverá devolver outro presente à pessoa que recebeu o presente original. Dessa forma, presentear se torna um ciclo interminável de dar e receber.

Este último passo − a reciprocidade − é o que torna os presentes únicos. Ao contrário de comprar algo em uma loja, em que a troca termina quando o dinheiro é trocado por mercadorias, dar presentes constrói e sustenta relacionamentos. Esta relação entre quem dá e quem recebe está ligada à moralidade. Presentear é uma expressão de justiça porque cada presente geralmente tem valor igual ou maior do que o último dado. E presentear é uma expressão de respeito porque mostra vontade de homenagear a outra pessoa.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/clmenny 99veo.Adaptado. 

'Por que' as pessoas trocam presentes?


Assinale a opção que contenha a nova frase com o uso correto do termo destacado.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Gramática normativa – Uso dos "porquês" (por que, por quê, porque, porquê)

Regra fundamental: Em Língua Portuguesa, há quatro formas do termo "por que/porque":

  • por que (separado, sem acento): início ou meio de perguntas diretas/indiretas ("Por que você saiu?"), sentido de “por qual motivo”.
  • por quê (separado, com acento): final de pergunta, antes de ponto final, interrogação ou exclamação (“Você saiu por quê?”). O acento indica prosódia tônica por estar antecedendo pontuação.
  • porque (junto, sem acento): conjunção causal/explicativa, para resposta ou justificativa ("Saí porque estava cansado.").
  • porquê (junto, com acento): substantivo ("o motivo"), vem com artigo (“Não sei o porquê de sua pressa.”).

Análise das alternativas:

A) As pessoas trocam presentes. Por quê?
Correta. Nessa frase, por quê está corretamente empregado no final da pergunta, separado e com acento, pois a expressão questiona o motivo e está sendo usada antes do ponto de interrogação. Esta é a forma exigida pela norma-padrão (conforme Evanildo Bechara e Celso Cunha & Lindley Cintra).

B) As pessoas trocam presentes por que?
Incorreta. "Por que" sem acento ao final da pergunta está errado; falta o acento gráfico, obrigatório quando antecede pontuação.

C) As pessoas trocam presentes? Porquê?
Incorreta. "Porquê" junto e com acento é substantivo, e não cabe sozinho ao final da pergunta, já que não há artigo ou determinante (“o porquê”).

D) As pessoas trocam presentes? Porque?
Incorreta. "Porque" (junto, sem acento) é conjunção causal/explicativa, utilizada em respostas, nunca isolado no fim de pergunta direta.

Resumo para provas: Use "por quê" (com acento) no final de interrogativas e sempre verifique a função sintática da expressão na frase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

POR QUE [Separado] = Sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo' incluindo perguntas diretas ou explicações. Também equivale a pelas quais, pelos quais, pelo qual, pela qual.

PORQUE [Junto] = O "porque" junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação, você consegue trocar por "pois"

POR QUÊ [Separado com acento] = O "por quê" separado e com acento é um "por que" separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita - É preciso que haja uma pausa, um ponto final, um ponto de interrogação... ("Por quê?") , esse normalmente fica no final das frases, perto de pontuação, etc.

PORQUÊ [Junto e com acento] = Nesse caso, o "porque" vira sinônimo da palavra "motivo". "Qual é o porquê de tanta tristeza?" É o mesmo que perguntar "Qual é o motivo de tanta tristeza?", normalmente vem acompanhado desse artigo substantivador

por que pergunta direta/indireta ----Por que você chorou?

por quê pergunta no fim da frase----Você chorou por quê?

porque resposta/explicação----Chorei porque me emocionei.

porquê substantivo ("motivo")----O porquê da briga ainda é um mistério.

PORQUE (Junto e sem acento): Resposta /Explicação / causa; pode ser substituído por "POIS"

  • Exemplo: Ele dormiu cedo, porque estava cansado (Ele dormiu cedo, pois estava cansado)

PORQUÊ (Junto e com acento): Usado depois de artigo; pode ser substituído por "MOTIVO"

  • Exemplo: Não entendi o porquê dele ter dormido cedo (Não entendi o motivo dele ter dormido cedo)

POR QUE (separado e sem acento): Usado no início e meio da frase; usado em perguntas indiretas; pode ser substituído por "PELO QUAL ou POR QUAL RAZÃO"

  • Exemplo: Não entendi por que ele dormiu cedo (Não entendi por qual razão ele dormiu cedo) - O "por que" está no meio da frase.

POR QUÊ (separado e com acento): Usado no final de frase ou antes de pausa; pode ser substituído por "PELO QUAL ou POR QUAL RAZÃO"

  • Exemplo: Ele dormiu cedo, por quê? (Ele dormiu cedo por qual razão?) - O "por quê" está no final da frase.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo