Com relação ao fluxo de matéria e energia por alguns organis...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder esta questão, precisamos entender dois conceitos fundamentais sobre ecologia: o fluxo de energia e o ciclo de matéria nos ecossistemas.
O fluxo de energia é a forma como a energia se move através de uma cadeia alimentar. A energia entra no ecossistema principalmente através da fotossíntese, quando as plantas (produtores) capturam a energia do sol e a transformam em energia química. Essa energia é então passada de um nível trófico para o outro (herbívoros, carnívoros), mas perde-se em grande parte na forma de calor em cada transferência. Assim, o fluxo de energia é unidirecional e decrescente.
Já o ciclo de matéria envolve a reciclagem de nutrientes. Elementos químicos como carbono, nitrogênio, oxigênio e fósforo são reutilizados através dos ciclos biogeoquímicos, movendo-se através dos organismos e o ambiente, retornando ao solo e atmosfera para serem reutilizados por outros organismos.
A questão solicitava que fossem assinaladas as afirmativas verdadeiras e falsas, e a resposta correta é a alternativa E - V, F e V. Vamos analisar cada uma:
( ) O fluxo da energia é unidirecional, partindo da energia luminosa do Sol e seguindo com sucessivas transformações em energia bioquímica nos organismos.
Esta afirmativa é verdadeira. Como discutido, a energia flui em uma única direção, do sol para os produtores e através dos níveis tróficos, diminuindo em cada transferência.
( ) A energia disponível aumenta a cada passagem de nível trófico, sendo máxima no nível dos decompositores.
Esta afirmativa é falsa. Na verdade, a energia disponível diminui a cada passagem de nível trófico devido à perda de energia na forma de calor, conforme a Segunda Lei da Termodinâmica. Os decompositores não têm a máxima energia, eles reciclam a matéria orgânica.
( ) A matéria que compõe os seres vivos se mantém em quantidades praticamente constantes, sendo reciclada por meio dos ciclos biogeoquímicos.
Esta afirmativa é verdadeira. A matéria não é perdida, mas sim ciclada no ecossistema, mantendo-se em quantidades constantes através dos ciclos biogeoquímicos.
Ao responder questões deste tipo, a estratégia é lembrar-se das leis da termodinâmica e dos princípios de ecologia sobre ciclos de matéria e fluxo de energia. Identifique afirmações que contrariem esses princípios, pois geralmente são as falsas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe isso?
[CORRETA] O fluxo da energia é unidirecional, partindo da energia luminosa do Sol e seguindo com sucessivas transformações em energia bioquímica nos organismos.
[INCORRETA] A energia disponível aumenta a cada passagem de nível trófico, sendo máxima no nível dos decompositores.
Na verdade ocorre uma diminuição da energia. Lembre que o corpo não absorve perfeitamente os alimentos, por isso existem as fezes ;-) !!!! rsrs
[CORRETA] A matéria que compõe os seres vivos se mantém em quantidades praticamente constantes, sendo reciclada por meio dos ciclos biogeoquímicos.
O que varia de fato é a energia, não a matéria. Já diria Lavoisier : "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo