Os medicamentos agonistas e antagonistas atuam de forma dis...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A questão cobra a diferença farmacológica básica entre afinidade e eficácia intrínseca na interação fármaco-receptor: agonistas ligam-se ao receptor e o ativam, produzindo resposta biológica, enquanto antagonistas ligam-se sem ativá-lo e impedem ou reduzem sua ativação. Isso torna a alternativa B a correta.
- Separe sempre afinidade de eficácia intrínseca: ligar-se ao receptor não basta para ser agonista.
- Se a alternativa disser que o fármaco ativa o receptor e gera resposta, está descrevendo agonismo.
- Se a alternativa disser que o fármaco se liga sem ativar e impede a ação do agonista, está descrevendo antagonismo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo