O Estado Democrático de Direito pressupõe a existência de i...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, art. 2º: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário." No enunciado, a função atribuída à separação de poderes é a de evitar a concentração de autoridade e permitir controle institucional, o que corresponde à alternativa C.
- Ao ler "separação de poderes", procure a finalidade de limitar o poder e evitar sua concentração.
- A expressão constitucional correta é "independentes e harmônicos", não "absolutamente autônomos".
- Se a alternativa tratar o tema como simples eficiência administrativa, a tendência é estar errada.
- Quando a questão pedir função do instituto, priorize controle recíproco e equilíbrio institucional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é a C) Evitar a concentração de autoridade e assegurar mecanismos de controle institucional.
O princípio da divisão (ou separação) dos Poderes — estruturado no célebre sistema de freios e contrapesos (checks and balances) — tem como finalidade central impedir a tirania e o absolutismo. Ao dividir as funções estatais (Legislativa, Executiva e Judiciária) em órgãos autônomos, garante-se que nenhum poder tenha força ilimitada e que um possa fiscalizar e conter os eventuais abusos do outro.
- A) Incorreta: A autonomia entre os Poderes é relativa, não absoluta. Eles devem atuar de forma independente e harmônica (Art. 2º da CF/88), submetendo-se ao controle recíproco.
- B) Incorreta: O foco principal da separação de poderes não é a "integração funcional", mas sim a desconcentração do poder político e o controle mútuo.
- D) Incorreta: A eficiência da gestão pública é um princípio da Administração Pública (Art. 37 da CF/88), mas a função essencial da separação dos poderes no Estado Democrático de Direito é garantir a liberdade e impedir a arbitrariedade, e não meramente organizar competências administrativas.
OLHA O TIPO DE QUESTÃO PARA O CARGO DE SERVENTE... TÃO PERDENDO A LINHA NAS QUESTÕES KKKKK
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo