Considere as seguintes decisões de governo em um mercado com...
I. Implantar controle de preço abaixo do equilíbrio de mercado para o produto X, que apresenta demanda inelástica; е
II. Fixação de preço do produto Y acima do equilíbrio.
Considerando tais decisões,
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando o governo fixa um preço abaixo do equilíbrio:
- Escassez: A quantidade demandada supera a quantidade ofertada.
- Peso Morto: Como a quantidade efetivamente comercializada cai (limitada pela oferta), surge uma perda de bem-estar.
- Demanda Inelástica: No caso do produto X, como a demanda é inelástica, os consumidores perdem muito bem-estar pela redução da quantidade, mesmo pagando um preço menor. O Peso Morto para o consumidor é bastante relevante aqui, pois eles estão dispostos a pagar muito mais do que o preço de mercado, mas não conseguem encontrar o produto.
Quando o governo fixa um preço acima do equilíbrio:
- Excedente de Oferta: A quantidade ofertada supera a quantidade demandada.
- Peso Morto: A quantidade comercializada cai (limitada pela demanda). Ocorre uma perda de eficiência tanto para produtores (que não conseguem vender tudo o que gostariam) quanto para consumidores (que pagam mais caro).
- A) Incorreta. O peso morto é sempre medido pela redução na quantidade comercializada em relação ao equilíbrio. Portanto, ele se localiza à esquerda do ponto de equilíbrio (na área do "triângulo" de perda), e não à direita.
- B) Incorreta. O peso morto é uma área entre as curvas de oferta e demanda, limitada pela redução da quantidade. Ele não é medido "acima" da curva de demanda, mas sim no espaço entre a demanda e a oferta à esquerda da quantidade de equilíbrio.
- C) CORRETA. No cenário I, o controle de preços impede que consumidores que valorizam muito o produto (devido à inelasticidade) o adquiram. A perda de utilidade desses consumidores compõe o peso morto, tornando-o muito relevante para essa classe.
- D) Incorreta. Sempre que há uma distorção que reduz a quantidade transacionada abaixo do nível de equilíbrio (como o teto de preço em X), haverá peso morto para o produtor, pois ele deixa de vender unidades que teria lucro em produzir ao preço de equilíbrio original.
- E) Incorreta. No cenário II, o consumidor de Y sofre diretamente com o aumento do preço e a redução da quantidade disponível, o que gera, sim, peso morto.
Resposta Final: A alternativa correta é a C.
Fonte: IA Gemini
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo