Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra ...
Atenção: Leia o conto "A condição geral", de Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão
O barro entendia que estavam abusando de sua docilidade para fabricar cerâmicas vulgares. A água queixou-se de recolher todas as imundícies da Terra, ela que sempre foi sinônimo de limpeza. O boi nem precisou falar: era a imagem da revolta contra о sacrificio da espécie -de todas as espécies imoladas. "E a mim?" -gemeu a árvore-, "a mim, que desempenho função vital no sistema da Terra, tacam-me fogo ou retalham-me a serra e o machado".
Os quatro concordaram que não está direito. Reclamaram do homem, que lhes declarou que não podia fazer nada. Vive onerado de impostos, afligido de doenças, e mal tem tempo de se coçar. "Em vez de me coçar", acrescentou, "assisto a seriados americanos de televisão, enquanto não se inventa outra coisa. E me entedio. Voltem para seus lugares e guardem o que lhes digo. Vocês pensam que ser homem é fácil?"
(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
A questão avalia o entendimento das funções morfossintáticas da palavra "que", com foco na sua atuação como pronome relativo — termo que retoma um elemento previamente citado no texto, estabelecendo coesão e ligação entre as orações.
Análise da alternativa correta (C):
Na frase: “Reclamaram do homem, que lhes declarou que não podia fazer nada.”, o termo sublinhado "que" funciona como pronome relativo, pois retoma “homem” (o antecedente), introduzindo uma oração subordinada adjetiva explicativa (que lhes declarou que não podia fazer nada). Dessa forma, acrescenta uma informação acessória sobre o termo retomado, garantindo coesão textual de forma clara e conforme prevê a gramática normativa (Cunha & Cintra; Bechara).
Regra: Conforme Bechara, pronome relativo é palavra que substitui um termo anterior, ligando-o a uma oração subordinada.
Análise das alternativas incorretas:
A) e C) apresentam a mesma estrutura, mas C é a correta por ser explicitamente solicitada pelo gabarito.
B), D) e E): Em todas, o “que” não é pronome relativo. Age como conjunção subordinativa integrante, apenas ligando duas orações (ex: “Vocês pensam que ser homem é fácil?”). Não retoma termo anterior, mas conecta a oração principal a uma oração subordinada substantiva, cumprindo função de objeto direto.
Estratégia e pegadinha:
A principal armadilha é confundir o “que” pronome relativo (retoma antecedente, função adjetiva) com o “que” conjunção integrante (introduz oração substantiva, sem retomar antecedente). Observe se há um termo imediatamente antes do “que” que precise ser retomado: isso é essencial para identificar o pronome relativo.
Dica para concursos: Sempre retome a gramática normativa (por exemplo, Bechara, Cunha & Cintra) e o Manual de Redação da Presidência para esses casos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o “que” da alternativa E seria?
“o homem, que lhes declarou…”
“o homem, o qual lhes declarou…”
A resposta correta é a C) Reclamaram do homem, que lhes declarou que não podia fazer nada.
- O "que" está substituindo a palavra homem.
- Você pode trocar o "que" por "o qual" (Reclamaram do homem, o qual lhes declarou...). Sempre que essa substituição for possível, o "que" é um pronome relativo e exerce a função de retomar um termo anterior.
A) "...declarou que não podia fazer nada" (Declarou isso).
B) "Vocês pensam que ser homem é fácil?" (Pensam isso).
D) "O barro entendia que estavam abusando..." (Entendia isso).
E) "Os quatro concordaram que não está direito" (Concordaram com isso).
Dica: Se você conseguir substituir o "que" e tudo o que vem depois dele pela palavra isso, ele é uma conjunção integrante e não retoma nada. Se conseguir substituir apenas o "que" por o qual/a qual, ele é um pronome relativo e retoma um termo.
A resposta correta é a C) Reclamaram do homem, que lhes declarou que não podia fazer nada.
- O "que" está substituindo a palavra homem.
A) "...declarou que não podia fazer nada" (Declarou isso).
B) "Vocês pensam que ser homem é fácil?" (Pensam isso).
D) "O barro entendia que estavam abusando..." (Entendia isso).
E) "Os quatro concordaram que não está direito" (Concordaram com isso).
Dica: Se você conseguir substituir o "que" e tudo o que vem depois dele pela palavra isso, ele é uma conjunção integrante e não retoma nada. Se conseguir substituir apenas o "que" por o qual/a qual, ele é um pronome relativo e retoma um termo.
Fonte: Gemini
Po, pronome relativo ele retoma termos anteriores, conj integrante não, essa é a sacada!
Logo, letra C!
#Foco na aprovação!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo