No primeiro parágrafo, apresentam-se duas alternativas para ...
O certo é que os lixeiros são acolhidos como anjos e a sua tarefa de remover os restos da existência do dia anterior é circundada de um respeito silencioso, como um rito que inspira a devoção, ou talvez apenas porque, uma vez que as coisas são jogadas fora, ninguém mais quer pensar nelas.
Ninguém se pergunta para onde os lixeiros levam os seus carregamentos: para fora da cidade, sem dúvida; mas todos os anos a cidade se expande e os depósitos de lixo devem recuar para mais longe; a imponência dos tributos aumenta e os impostos elevam-se, estratificam-se, estendem-se por um perímetro mais amplo. Acrescente-se que, quanto mais Leônia [a cidade] se supera na arte de fabricar novos materiais, mais substancioso torna-se o lixo, resistindo ao tempo, às intempéries, à fermentação e à combustão. É uma fortaleza de rebotalhos indestrutíveis que circunda Leônia, domina-a de todos os lados como uma cadeia de montanhas.
Ítalo Calvino. “As cidades contínuas” IN: As cidades invisíveis. Tradução de Diogo Mainardi. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de São Paulo, 2003, pp. 109 - 110.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado:
A questão aborda a interpretação de um trecho que descreve a relação da cidade de Leônia com seus lixeiros. É importante focar nas nuances das expressões utilizadas para entender o significado mais profundo do texto.
Contexto e Estratégia:
No primeiro parágrafo, observamos que o tratamento dado aos lixeiros é cercado de respeito, mas também de um desejo de esquecimento. A palavra-chave aqui é "acolhidos como anjos", que sugere uma reverência, mas, ao mesmo tempo, a frase seguinte menciona que "ninguém mais quer pensar nelas", o que indica um desejo de esquecimento.
Alternativa Correta:
A alternativa C - sinal de reverência ou desejo de esquecimento - é a correta. Ela reflete a dualidade apresentada no texto: por um lado, os lixeiros são tratados com respeito (reverência), e por outro, a sociedade os ignora ao descartar o lixo (desejo de esquecimento). Isso demonstra um reconhecimento da importância da função deles, ao mesmo tempo em que se evita pensar nas consequências do que está sendo descartado.
Alternativas Incorretas:
A alternativa A - marca de submissão ou manifestação de ódio - é incorreta porque o texto não sugere que os lixeiros são vistos de forma submissa ou que haja ódio envolvido na sua acolhida.
A alternativa B - sinal de desdém ou consequência da rejeição - também está errada, pois não há indícios de desdém na forma como os lixeiros são tratados, mas sim um respeito silencioso.
A alternativa D - marca de alívio ou expressão de desprezo - falha ao interpretar a acolhida positiva dos lixeiros, que não é descrita como alívio ou desprezo, mas sim como um rito respeitoso.
Portanto, a alternativa C é a única que abrange a complexidade da relação entre os lixeiros e a sociedade descrita no texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo