Na passagem do 2º parágrafo – Como a música, o verso é limi...
Leia o texto para responder:
Prefiro a prosa ao verso, como modo de arte, por duas razões, das quais a primeira, que é minha, é que não tenho escolha, pois sou incapaz de escrever em verso. A segunda, porém, é de todos, e não é — creio bem — uma sombra ou disfarce da primeira. Vale pois a pena que eu a esfie, porque toca no sentido íntimo de toda a valia da arte.
Considero o verso como uma coisa intermédia, uma passagem da música para a prosa. Como a música, o verso é limitado por leis rítmicas, que, ainda que não sejam as leis rígidas do verso regular, existem todavia como resguardos, coações, dispositivos automáticos de opressão e castigo. Na prosa falamos livres. Podemos incluir ritmos musicais, e contudo pensar. Podemos incluir ritmos poéticos, e contudo estar fora deles. Um ritmo ocasional de verso não estorva a prosa; um ritmo ocasional de prosa faz tropeçar o verso.
[...]
Creio bem que, num mundo civilizado perfeito, não haveria outra arte que não a prosa. Deixaríamos os poentes aos mesmos poentes, cuidando apenas, em arte, de os compreender verbalmente, assim os transmitindo em música inteligível de cor. Não faríamos escultura dos corpos, que guardariam próprios, vistos e tocados, o seu relevo móbil e o seu morno suave. Faríamos casas só para morar nelas, que é, enfim, o para que elas são. A poesia ficaria para as crianças se aproximarem da prosa futura; que a poesia é, por certo, qualquer coisa de infantil, de mnemônico, de auxiliar e inicial.
(Fernando Pessoa; Bernardo Soares. Livro do Desassossego. 2013. Adaptado)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E. Srs. comparação, oposição e oposição.
- "Como a música": Estabelece uma comparação entre o verso e a música, indicando que ambos são limitados por leis rítmicas.
- "ainda que não sejam as leis rígidas do verso regular": Introduz uma ideia de oposição ou concessão. Apesar de não serem tão rígi0das quanto as do verso regular, as leis rítmicas ainda existem.
- "todavia": Indica uma oposição ou contraste em relação à ideia anterior. As leis rítmicas existem como "resguardos, coações, dispositivos automáticos de opressão e castigo", mesmo não sendo estritamente rígidas.
Bons estudos!
Mesmo o "todavia" não estar destacado como deveria, da pra acertar com facilidade. Gabarito E
Todavia deveria estar destacado, mas mesmo não estando, acertei com facilidade pelas duas primeiras.
Errei com facilidade
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo