Julgue o item a seguir, a respeito da Política Nacional de M...
Julgue o item a seguir, a respeito da Política Nacional de Medicamentos.
Cabe aos gestores municipais utilizar, em situações de emergência, os laboratórios oficiais para o suprimento das necessidades de medicamentos do município.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda a Política Nacional de Medicamentos, com foco na responsabilidade dos gestores municipais em relação ao uso de laboratórios oficiais para suprimento de medicamentos em situações de emergência.
Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa correta é Errado. De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, a responsabilidade pela utilização dos laboratórios oficiais em situações emergenciais não é uma atribuição exclusiva dos gestores municipais. Em vez disso, a política estabelece que essa responsabilidade é uma ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal. A utilização de laboratórios oficiais deve seguir diretrizes e acordos que envolvem diferentes níveis de gestão, garantindo a eficácia e eficiência no suprimento de medicamentos.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A afirmação de que essa responsabilidade recai exclusivamente sobre os gestores municipais está incorreta. De acordo com a legislação vigente, é essencial que haja uma coordenação entre as diferentes esferas de governo para que o fornecimento de medicamentos seja adequado e atenda à demanda com a devida rapidez e qualidade.
- Além disso, a centralização dessa responsabilidade em apenas uma esfera de governo (municipal) poderia levar a uma sobrecarga e ineficiência no atendimento às necessidades de um município, especialmente em situações de emergência, onde a rapidez e a coordenação são cruciais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
acredito que seja estadual
Acredito que o gabarito esteja incorreto, e que a assertiva esteja correta.
Gestor Municipal
No âmbito municipal, caberá à Secretaria de Saúde ou ao organismo correspondente, as seguintes responsabilidades:
k) utilizar, prioritariamente, a capacidade dos laboratórios oficiais para o suprimento das necessidades de medicamentos do município;
Fonte: Política nacional de medicamentos 2001/Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2001.
Gostaria que o Qconcurso revesse essa questão. A assertiva está correta.
Em situações de emergência, a prioridade é o suprimento dos medicamentos do elenco oficial, e a busca de alternativas deve seguir os protocolos estabelecidos, não sendo a utilização de laboratórios oficiais para fabricação de medicamentos em geral uma rotina ou obrigação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo