De acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - grupo social unido por vínculos de ascendência, descendência, afinidade e (ou) solidariedade.
O tema central desta questão é a definição de família segundo o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é um serviço da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Entender como a família é conceituada ajuda a compreender as diretrizes e o funcionamento dos serviços sociais voltados para proteção e assistência.
Resumo teórico: A PNAS, aprovada em 2004, estabelece que a família é uma unidade social que pode ser formada por laços de parentesco, convivência e solidariedade. O PAIF, em particular, reconhece a diversidade de formações familiares e enfatiza a importância dos vínculos afetivos e de apoio mútuo. Portanto, a definição de família não se limita apenas a laços biológicos, mas também inclui relações de afinidade e solidariedade.
Justificativa da alternativa correta: A alternativa C é a mais abrangente e correta porque reconhece todos os tipos de vínculos que podem formar uma família no contexto do PAIF. Esse serviço trabalha para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, portanto, adota uma concepção de família que vai além dos conceitos tradicionais de ascendência e descendência.
Análise das alternativas incorretas:
- A - conjunto de pessoas unidas somente pela ascendência e descendência: Esta alternativa está errada porque limita a definição de família aos laços biológicos, ignorando outros tipos de vínculos como afinidade e solidariedade.
- B - conjunto de pessoas unidas somente pela descendência e afinidade voluntária: Esta opção também é restritiva, pois não considera a ascendência, e a afinidade é apresentada de forma limitada.
- D - grupo concebido a partir da convivência individual, com o reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção: Esta alternativa não está correta porque não menciona os vínculos de parentesco e afinidade, além de ser vaga sobre a intervenção.
- E - conceito abstrato, definido no PAIF de forma diferente da Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004): Essa alternativa está incorreta, pois o PAIF é parte da PNAS e segue suas diretrizes, não existindo uma definição contrária ou distinta.
Para questões de múltipla escolha como essa, é fundamental ler com atenção cada alternativa e verificar qual delas abrange de forma mais completa o conceito central da política pública mencionada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A família para a PNAS (e também adotado no PAIF) é o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade. A família, independente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade. Caracteriza-se como um espaço contraditório, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, sendo a família a base fundamental no âmbito da proteção social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo