No que se refere às pericardites, julgue o item subsecutivo....
A dor torácica na pericardite aguda é constritiva e melhora quando o paciente se deita.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre pericardite aguda e a descrição dos sintomas associados.
A questão afirma que a dor torácica na pericardite aguda é constritiva e melhora quando o paciente se deita. Isso está incorreto.
A dor característica da pericardite aguda é, na verdade, tipicamente pleurítica, ou seja, uma dor aguda que piora com a respiração profunda ou tosse. Além disso, ela geralmente melhora quando o paciente se senta e inclina-se para frente, e piora ao se deitar. Isso ocorre porque essa posição reduz a pressão sobre o pericárdio inflamado. Esta informação está de acordo com as diretrizes e livros de referência, como o Harrison’s Principles of Internal Medicine.
Portanto, a alternativa correta é Errado (E), pois a descrição dos sintomas na questão não corresponde ao quadro típico da pericardite aguda.
Analisando o raciocínio clínico:
- A pericardite é a inflamação do pericárdio, a membrana que envolve o coração.
- Os sintomas incluem dor torácica pleurítica, atrito pericárdico e alterações eletrocardiográficas.
- O diagnóstico pode ser auxiliado por exames como ECG, ecocardiograma e marcadores inflamatórios.
Estratégias para evitar pegadinhas:
- Preste atenção aos termos descritivos da dor, como "constritiva" versus "pleurítica".
- Observe a posição que alivia ou piora os sintomas, um detalhe distintivo importante.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo