Em relação a síndromes respiratórias do recém-nascido (RN), ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3060229 Medicina

Em relação a síndromes respiratórias do recém-nascido (RN), julgue o item que se segue.


Faz parte do quadro da DDS aumento da pressão arterial pulmonar por hipoxemia que podem resultar tanto em shunt direito-esquerdo pelo canal arterial quanto pelo forame oval.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Síndromes Respiratórias do RN: Fisiopatologia da Hipertensão Pulmonar e Shunt Direito-Esquerdo

Tema central: A questão aborda a fisiopatologia das síndromes respiratórias em recém-nascidos, especialmente o mecanismo de hipertensão pulmonar e seus desdobramentos, como o shunt direito-esquerdo pelo canal arterial e pelo forame oval.

Análise do enunciado: Atenção ao uso do termo “DDS”: trata-se da doença das doenças pulmonares graves do período neonatal (DBP, principalmente). Questões dessa natureza buscam avaliar não só memorização de causas, mas a compreensão da fisiopatologia dos eventos após sofrimento respiratório neonatal.

Justificativa da alternativa correta:

Na presença de doenças pulmonares graves (como a Displasia Broncopulmonar ou a Hipertensão Pulmonar Persistente do RN), ocorre hipoxemia importante, gerando aumento da resistência vascular pulmonar. Com isso, a pressão arterial pulmonar se eleva, dificultando a passagem do sangue para o pulmão e levando à reabertura ou manutenção do canal arterial e do forame oval. O resultado é o shunt direito-esquerdo: parte do sangue contorna a circulação pulmonar, indo diretamente para a sistêmica, agravando a hipoxemia.

Segundo a diretriz do Ministério da Saúde: “A hipertensão pulmonar do RN é caracterizada pela alta resistência vascular pulmonar que resulta... em shunt da direita para esquerda através do forame oval e canal arterial, caracterizando o quadro de hipoxemia grave.”

Análise da alternativa incorreta:

Seria errado afirmar que esse shunt não ocorre nesses quadros ou que o aumento da pressão arterial pulmonar não leva à hipoxemia com repercussão hemodinâmica — o contrário é descrito nos principais manuais (Nelson, SBP).

Estratégia para provas:

Fique atento a termos-chave como “shunt”, “direito-esquerdo”, “forame oval” e “canal arterial”. Palavras como hipoxemia e pressão arterial pulmonar aumentada indicam patologias graves que interferem na circulação fetal/neonatal. Não confunda shunt fisiológico do RN saudável com patologias que mantêm esse fenômeno após o nascimento por falha na queda da resistência pulmonar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo