O período de transição menopausática é um momento-chave na s...
A menopausa precoce está associada ao aumento da probabilidade de doenças cardiovasculares em mulheres por mecanismos que envolvem múltiplos fatores de risco para doença cardiovascular aterosclerótica.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, cujo tema central é a relação entre a menopausa precoce e o aumento do risco de doenças cardiovasculares em mulheres.
Esta questão aborda um momento importante na vida das mulheres: o período de transição menopausática. Durante esse período, ocorrem mudanças hormonais significativas que podem impactar a saúde cardiovascular. Entender esses conceitos é essencial para responder corretamente ao enunciado.
A alternativa correta é: C - certo
Explicação:
A menopausa precoce é associada a um aumento no risco de doenças cardiovasculares, como o texto sugere. Isso ocorre porque, com a diminuição dos níveis de estrogênio, que acontece na menopausa, há uma série de alterações no corpo feminino que podem aumentar o risco de aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.
O estrogênio desempenha um papel protetor no sistema cardiovascular, ajudando a manter a flexibilidade das artérias e influenciando o equilíbrio dos lipídios no sangue. Quando a menopausa ocorre mais cedo, essa proteção é reduzida por um período mais longo, expondo as mulheres a um risco cardiovascular aumentado.
Esses múltiplos fatores de risco incluem alterações no perfil lipídico, aumento da pressão arterial, e mudanças no metabolismo da glicose, que são fatores importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ateroscleróticas.
Portanto, a questão está correta ao afirmar que a menopausa precoce está associada ao aumento da probabilidade de doenças cardiovasculares em mulheres por mecanismos envolvendo múltiplos fatores de risco.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO, pois na menopausa ocorre a diminuição dos níveis de estrogênio, por exemplo. Com isso, um hormônio que auxilia a dos proteção vasos, mantendo sua flexibilidade, tem sua função diminuída, assim, junto a outros fatores presentes na menopausa, como inflamação, aumento dos triglicerídeos e do colesterol, predispõem o aparecimento da doença cardiovascular aterosclerótica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo