Após um longo percurso profissional nos Anos Iniciais do Ens...
I- Quanto aos aspectos físicos, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental apresentarão mudanças hormonais decorrentes da puberdade, resultando no aumento de sua altura e peso.
II- Quanto aos aspectos psicológicos, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental apresentarão maior capacidade de abstração, refletindo em ganhos para o desenvolvimento da reflexão e análise crítica.
III- Quanto aos aspectos sociais, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental apresentarão maior dependência de adultos, estabelecendo relações sociais mais centradas no indivíduo do que no grupo.
É CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O decisivo era comparar, como o enunciado pede, as características típicas dos anos finais do Ensino Fundamental nos planos físico, psicológico e social. Essa comparação mostra que I e II se sustentam, enquanto III contraria a tendência adolescente de maior valorização do grupo de pares e busca de autonomia, levando à alternativa C.
- Em questões comparativas por etapa escolar, separe a análise em físico, psicológico/cognitivo e social antes de marcar a alternativa.
- Nos anos finais do Ensino Fundamental, procure como sinais típicos puberdade no plano físico e maior abstração no plano cognitivo.
- No plano social da adolescência inicial, descarte enunciados que falem em aumento da dependência de adultos como tendência principal.
- Quando a alternativa mistura itens corretos e incorretos, identifique qual afirmação social, física ou cognitiva rompe o padrão típico da etapa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo