As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, especificamente sobre sua estrutura regionalizada e hierarquizada. Essa organização é fundamental para garantir a eficiência e a equidade na prestação de serviços de saúde pública.
O SUS é um sistema de saúde público que visa integrar ações e serviços de saúde para toda a população. De acordo com a Lei nº 8.080/1990, que regula o SUS, os serviços devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizada, com diferentes níveis de complexidade para melhor atender as necessidades da população.
Alternativa correta: D
Justificativa: A alternativa D apresenta um erro, pois a descrição sobre as comissões intersetoriais e sua abrangência contém informações imprecisas. As comissões intersetoriais têm a função de articular políticas e programas de interesse para a saúde que envolvam áreas fora do escopo do SUS, mas a abrangência citada na alternativa (em especial a lista de áreas) não está correta. As diretrizes das comissões são mais amplas e não limitadas a localidades específicas ou apenas às áreas mencionadas.
Análise das alternativas incorretas:
A - Esta alternativa está correta. De acordo com a Lei nº 8.080/1990, o SUS pode se organizar em distritos sanitários no nível municipal para integrar recursos e práticas de saúde, visando uma cobertura total das ações.
B - Esta alternativa está correta. A criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, é prevista na legislação e tem como objetivo integrar ministérios, órgãos e entidades da sociedade civil.
C - Esta alternativa está correta. As comissões intersetoriais têm como finalidade articular políticas e programas que envolvam áreas não compreendidas diretamente pelo SUS, o que está de acordo com a legislação vigente.
Estratégias para interpretação:
Para questões de exceção como esta, é importante identificar o que não faz parte da normatização ou prática comum. A dica é sempre verificar a precisão dos detalhes apresentados nas alternativas. Além disso, compreender bem o funcionamento do SUS e suas estruturas auxilia a detectar inconsistências.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
Alguém poderia me explicar o erro da letra D, por favor?!
no final tem :segurança pública!
Letra D
Art. 13. A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:
I - alimentação e nutrição;
II - saneamento e meio ambiente;
III - vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;
IV - recursos humanos;
V - ciência e tecnologia; e
VI - saúde do trabalhador.
https://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo