A classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) "A classificação é obrigatória apenas para subprodutos que possuem alto valor econômico, não se aplicando a produtos vegetais de menor valor ou destinados ao consumo local."
Erro: A Lei não faz distinção entre produtos de alto ou baixo valor econômico. No Art. 1° Em todo o território nacional, a classificação é obrigatória para os produtos vegetais, seus subprodutose resíduos de valor econômico: quando destinados diretamente à alimentação humana; nas operações de compra e venda do Poder Público; e nos portos, aeroportos e postos de fronteiras, quando da importação. Ou seja, a classificação pode ser também para produtos vegetais de consumo local.
B) "A classificação de produtos vegetais é realizada com base em critérios rigorosos de qualidade e conformidade, assegurando que os produtos atendam aos padrões exigidos para comercialização, tanto no mercado interno quanto no internacional."
Certo: Conforme a Lei nº 9.972/2000, a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico é obrigatória e tem como objetivo garantir a identidade e qualidade dos produtos, assegurando a sua adequação às exigências dos mercados, com foco na segurança alimentar e no fortalecimento da comercialização nacional e internacional.
C) "A Lei autoriza a comercialização de produtos vegetais sem necessidade de classificação, desde que a produção atenda a padrões mínimos de segurança, mesmo sem rigorosos controles de qualidade."
Erro: A Lei estabelece que a classificação é obrigatória. Não basta apenas atender a “padrões mínimos”. A identidade e qualidade devem ser verificadas conforme critérios estabelecidos, com controle e fiscalização adequados.
Art 1° § 3° A classificação será realizada uma única vez desde que o produto mantenha sua identidade e qualidade
D)"A Lei não abrange resíduos de valor econômico, concentrando-se exclusivamente em produtos vegetais in natura, que são vendidos diretamente para o consumo ou processamento."
Erro: A Lei abrange, sim, além dos produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, desde que regulamentados. Portanto, a exclusividade a produtos in natura está incorreta.
Dica: Quando uma questão tiver palavras como "não", "exclusivamente", "apenas", "somente", "sempre", "nunca" costumam ser indicadores de alternativas erradas, porque expressam generalizações absolutas que raramente se aplicam à legislação, que costuma prever exceções ou variações. Portanto, sim, desconfia sempre de alternativas com termos absolutistas, a não ser que tenhas certeza de que a legislação ou a doutrina realmente segue esse rigor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo