Com base no texto 'Princípios do SUS', leia as afirmativas a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1697767 Português
Princípios do SUS
Por Geraldo Vieira.

Para prover as condições adequadas à saúde da população brasileira, o Estado deve oferecer condições que assegurem o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Para atender a esse princípio, foi criado no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS). 
O SUS foi instituído pela lei federal nº 8.080, de 1990, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, assim como de manter um adequado nível de qualidade dos serviços prestados. Para garantir a devida padronização dos serviços, o SUS preza por alguns princípios, alguns dos quais serão explicados a seguir.
UNIVERSALIDADE
Um dos mais importantes princípio do SUS é o da universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. Esse conceito é auto-explicativo, pois deixa claro que todos têm o direito de utilizar o Sistema Único de Saúde. Essa disponibilidade de acesso deve, ainda, ocorrer em todos os níveis: preventivos e curativos; individuais e coletivos; de baixa, media e alta complexidades. 
INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA
Esse princípio é entendido como o conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do SUS. A integralidade de assistência refere-se, portanto, a um conjunto de ações relacionadas entre si. Ou seja, assim que o paciente procura a rede do SUS para atendimento, todas as ações necessárias ao atendimento da sua demanda devem ser oferecidas.
IGUALDADE
A igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie, é um dos mais importantes princípios do SUS, pois permite a esse sistema prover atendimento a pessoas de todas as classes e grupos sociais. Assim, de acordo com a lei de constituição do SUS, todos devem ter o mesmo tratamento na rede pública de serviços de saúde, independente da religião, posição social, situação financeira etc.
EPIDEMIOLOGIA
O SUS prevê a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, para a alocação de recursos e para a orientação programática. A epidemiologia é a ciência das epidemias, que se propõe a estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde e doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Assim, os estudos epidemiológicos são úteis no planejamento de ações prioritárias do sistema.

Disponível em http://bit.ly/34vRRcb (acesso em 05/11/2019). Adaptado.
Com base no texto 'Princípios do SUS', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto permite deduzir que a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie, é um dos princípios menos relevantes do SUS, pois impede esse sistema de prover atendimento às pessoas das classes e grupos sociais menos favorecidos financeiramente. II. O autor aponta que, no contexto do SUS, o princípio da utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades refere-se ao conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso clínico em qualquer nível de complexidade do sistema. III. O texto aponta que a disponibilidade de acesso aos serviços do SUS é limitada aos atendimentos de baixa complexidade, como, por exemplo, os serviços de atendimento ambulatorial, as campanhas setoriais de vacinação, as ações de educação em saúde na escola e a distribuição de medicamentos nas farmácias populares.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas