No tratamento de pacientes com tumor de Merkel, ressecado, e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3367720 Medicina
No tratamento de pacientes com tumor de Merkel, ressecado, estádio T2 N1 M1, a melhor conduta é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O carcinoma de células de Merkel (CCM) é um tumor cutâneo raro e agressivo, com alta taxa de recorrência e propensão a metástases. O estadiamento T2 N1 M1 indica tumor >2cm, com metástase linfonodal e à distância — portanto, doença estádio IV (avançado). Nessas situações, o objetivo principal é o controle sistêmico da doença e melhora da sobrevida e qualidade de vida.

Alternativa correta: D) Imunoterapia com avelumabe, pembrolizumabe ou nivolumabe.

Justificativa: Nos últimos anos, a imunoterapia modificou o tratamento do CCM metastático. Avelumabe, pembrolizumabe e nivolumabe são inibidores de checkpoints imunológicos — atuam bloqueando PD-1 ou PD-L1, restaurando a resposta imune antitumoral. Conforme o National Cancer Institute (NCI) – PDQ® (Tratamento do carcinoma de células de Merkel em estádio IV): “Imunoterapia (avelumabe, pembrolizumabe) é recomendação padrão para CCM metastático”. Evidências demonstram respostas duradouras, aumentando sobrevida, com perfil de toxicidade manejável (Moore BA et al., UpToDate 2023).

Estratégia de prova: Palavras como “estádio IV” e menção a M1 (metástase à distância) indicam necessidade de tratamento sistêmico, o que exclui terapias apenas locais.

Análise das alternativas incorretas:

A) Radioterapia do leito tumoral e drenagens seguidas de observação. A radioterapia, isoladamente, não trata doença metastática sistêmica. É útil no controle local ou paliativo, não como abordagem principal.

B) Quimioterapia sistêmica com carboplatina e etoposide. Apesar de ter sido padrão no passado, a resposta à quimioterapia é apenas transitória, sem impacto comprovado em sobrevida a longo prazo, e com maior toxicidade. A imunoterapia superou a quimioterapia como opção preferencial (UpToDate, NCCN Guidelines).

C) Vigilância ativa com PET-CT trimestral. Não é aceitável deixar doença metastática sem tratamento em pacientes elegíveis, por risco de progressão rápida.

E) Radioterapia do leito tumoral e drenagens seguidas de imunoterapia. Associar radioterapia de rotina ao leito tumoral em doença metastática não traz benefício comprovado sobre imunoterapia isolada nesses casos.

Pegadinhas na prova: Atenção a termos como “leito tumoral” ou propostas de “observação” – em doença metastática ressecada, o manejo é sistêmico.

Portanto, a imunoterapia com inibidores de PD-1/PD-L1 é a conduta atual recomendada para CCM estádio IV, validada por diretrizes e literatura científica recente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo