Considerando-se os prazos de posse e exercício estabelecid...
(1) 5 dias
(2) 15 dias
(3) 30 dias
( ) A posse ocorrerá no prazo de _______, contados da publicação do ato de provimento.
( ) É de _______ dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: Lei Complementar Municipal nº 005/2021, Município de Sossêgo/PB, art. 13, § 1º, e art. 15, § 1º: "§ 1o - A posse ocorrerá no prazo de 30(trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento.\n\n§ 1o - É de 15(quinze) dias, o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse."
- Separe sempre posse e exercício, porque a lei pode fixar prazos diferentes para cada ato.
- Confira o termo inicial de cada prazo: aqui, a posse conta a publicação do provimento e o exercício conta a posse.
- Quando a questão trouxer números próximos, resolva pela literalidade do dispositivo específico da lei municipal cobrada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo