O calazar é uma das doenças parasitárias que mais matam no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q796768 Biomedicina - Análises Clínicas
O calazar é uma das doenças parasitárias que mais matam no mundo. O parasita e o inseto vetor da doença são, respectivamente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o calazar, também conhecido como leishmaniose visceral, uma doença parasitária séria e potencialmente fatal. Para entender e resolver essa questão, é fundamental ter conhecimentos básicos sobre parasitologia, especificamente a respeito dos parasitas do gênero Leishmania e seus vetores.

Alternativa correta: C - Leishmania donovani e Lutzomyia longipalpis.

Justificativa: A leishmaniose visceral, conhecida como calazar, é causada principalmente pelo parasita Leishmania donovani. O vetor responsável pela transmissão dessa doença é o flebotomíneo, sendo Lutzomyia longipalpis o principal vetor na América Latina. Este inseto transmite o parasita ao homem através da picada. Assim, a alternativa C está correta pois menciona o parasita e o vetor adequados para a leishmaniose visceral.

Análise das alternativas incorretas:

A - Leishmania mexicana e Aedes albopictus: A espécie Leishmania mexicana está associada a formas cutâneas de leishmaniose e não visceral. Além disso, Aedes albopictus é um mosquito vetor de doenças como dengue e chikungunya, e não está relacionado à transmissão de leishmaniose.

B - Leishmania braziliensis e Anopheles gambiae: Leishmania braziliensis está associada à leishmaniose cutânea e mucocutânea, e Anopheles gambiae é um vetor de malária, não de leishmaniose. Portanto, esta combinação está incorreta.

D - Leishmania amazônica e Haemagogus janthinomys: A espécie Leishmania amazônica não é reconhecida como agente do calazar, e Haemagogus janthinomys é um vetor de febre amarela, não relacionado à leishmaniose.

Ao resolver questões como esta, é essencial interpretar o enunciado cuidadosamente e estar atento aos detalhes das alternativas, reconhecendo os vetores e parasitas associados a cada doença. Pratique sempre com revisões teóricas e exercícios que ajudem a fixar esses conceitos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

 

Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.

A Leishmania donovani e a Leishmania chagasi são duas espécies de protozoários que causam a leishmaniose visceral, uma doença grave que pode ser fatal se não for tratada adequadamente. A Leishmania donovani é a principal causa da leishmaniose visceral no Velho Mundo, enquanto a Leishmania chagasi é a principal causa no Brasil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo