Considerando o nódulo de tireoide, assinale o achado ultras...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda os achados ultrassonográficos sugestivos de benignidade em nódulo tireoidiano, conteúdo fundamental para triagem, condução e encaminhamento dos casos pediátricos e adultos conforme protocolo.
Justificativa da alternativa correta – C) Calcificações grosseiras:
Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Carcinoma Diferenciado da Tireoide, "as macrocalcificações, especialmente na periferia do nódulo (sinal da casca do ovo), são características de benignidade". Estudos também corroboram que as calcificações grosseiras ou macrocalcificações frequentemente se associam a degeneração em nódulos adenoma, colóide ou cistos tireoidianos, sendo indício de baixa suspeição para malignidade.
Análise das alternativas incorretas:
A) Halo hipoecoico periférico parcial ou ausente:
Um halo completo e regular ao redor do nódulo geralmente sugere benignidade. Já um halo parcial ou ausente é considerado um fator de risco para malignidade segundo os protocolos nacionais e internacionais. Fique atento a esse detalhe semântico, pois trocas como essa são comuns em pegadinhas de prova!
B) Microcalcificações:
As microcalcificações são pequenas áreas hiperecogênicas (≤1mm) e apresentam forte associação com carcinoma papilífero da tireoide. Representam maior valor preditivo positivo para malignidade, por isso, jamais devem ser consideradas um achado tranquilizador.
D) Vascularização central ao Doppler:
O padrão central de vascularização, especialmente intenso, pode indicar maior risco de malignidade, ao contrário da vascularização periférica, que é mais frequente em nódulos benignos. Segundo as diretrizes, "presença de vascularização predomina no centro do nódulo sugere malignidade".
Estratégia de prova e dicas:
Atente ao uso de palavras como "parcial", "micro" e "central". Pensar sempre no padrão "macrocalcificações → benignidade" e "microcalcificações → malignidade" ajuda a evitar erros.
Segundo o Protocolo Clínico do Ministério da Saúde, seção Avaliação Ultrassonográfica: "As macrocalcificações, especialmente na periferia do nódulo (...), são características de benignidade."
Resumo para revisão: Macrocalcificações periféricas = benignidade. Microcalcificações, ausência de halo e vascularização central = suspeita de malignidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo