A respeito de epidemiologia, analise as assertivas a seguir:...
I. Na comparação dos resultados de um teste dicotômico com o estado da doença, a Especificidade (E) é dada pela capacidade de identificar resultados Verdadeiros Positivos (VP) dividida pela soma dos resultados Verdadeiros (VP) e Falsos Negativos (FN).
II. O coeficiente de letalidade é uma medida útil para expressar o prognóstico de doenças de curta duração e condições agudas.
III. Em ensaios clínicos randomizados, o investigador aplica uma intervenção e observa os seus efeitos sobre um ou mais desfechos; a alocação aleatória da intervenção minimiza a influência de variáveis confundidoras.
IV. O protocolo de uma revisão sistemática deve incluir, entre outros elementos, a questão de pesquisa clara, os métodos para identificação de todos os estudos elegíveis, os métodos para extração de dados dos estudos e a avaliação da heterogeneidade dos achados dos estudos individuais.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A assertiva I está incorreta porque confunde especificidade com sensibilidade: VP/(VP+FN) corresponde à sensibilidade, enquanto a especificidade é VN/(VN+FP). Assim, permanecem corretas apenas as assertivas II, III e IV, o que conduz ao gabarito D.
- Em testes diagnósticos, confira sempre numerador e denominador da fórmula antes de validar o conceito.
- Se a assertiva falar em identificar doentes com VP/(VP+FN), o conceito é sensibilidade, não especificidade.
- Em ensaio clínico randomizado, o ponto correto da randomização é minimizar confundimento, não eliminá-lo absolutamente.
- Em revisão sistemática, verifique se o protocolo define previamente pergunta, busca, extração de dados e avaliação da heterogeneidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo